JORNAL ESCOLAR DA CIÊNCIA: UMA PEDAGOGIA DE PROJETO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKRÜGER, Joelma Goldner-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T12:24:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T12:24:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-15-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564133-
Resumo: dc.description.abstractDurante o ano de 2012, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Médio do Espírito Santo. O estudo focou nos aspectos pedagógicos de um projeto de Jornal Escolar da Ciência desenvolvido por uma equipe formada por cinco alunos do Ensino Médio, monitorados por um aluno de um curso de formação inicial de professores, sob a orientação de dois professores e pesquisadores da Educação em Ciências da Natureza. Esse projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo e durou 12 meses. Percebemos que o projeto desenvolvido na perspectiva interdisciplinar, a partir de perguntas a serem investigadas e temas socioambientais para nortear o trabalho, oportuniza ao jovem do Ensino Médio a promover conexões com o mundo contemporâneo, conhecendo uma Ciência conectada com a realidade. É nessa perspectiva que há o aumento do potencial de se alcançar uma educação crítica e emancipadora, tão defendida pelo pensador brasileiro Paulo Freire e, talvez, alcançar a alfabetização científica. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma prática pedagógica inter/multidisciplinar complementar ao ensino regular de Ciências, Química, Física ou Ciências Biológicas. Essa proposta convida aos professores de Ciências da Natureza a dialogarem com outras Ciências, em especial, com a área das Humanidades, a Filosofia, a Sociologia, a História, as Linguagens e Artes. Embora a proposta tenha nascido no Ensino Médio, acreditamos que esse projeto também poderá ser desenvolvimento no Ensino Fundamental. Não se trata do caminho, mas de uma proposta de material didático para o professor da Educação Básica. Esse Guia aborda o desenvolvimento de um Jornal Escolar da Ciência como pedagogia de projetos, destinado ao professor das Ciências da Natureza da Educação Básica. O objetivo principal deste material é oportunizar ao professor o desenvolvimento de um projeto pedagógico além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando a popularização da Ciência. Trata-se de uma proposta pedagógica construída para uma alfabetização científica na perspectiva da filosofia do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.037kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio públicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJornal escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Título: dc.titleJORNAL ESCOLAR DA CIÊNCIA: UMA PEDAGOGIA DE PROJETO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, ensino transdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons