Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CANIÇALI, Marcio Alessandro Fracalossi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T17:19:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T17:19:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564123 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante o ano de 2013, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental da Serra, Espírito Santo. O estudo focou nos aspectos pedagógicos de um projeto de extensão escolar de Clube de Ciências desenvolvido por uma equipe formada por professores e alunos do Ensino Fundamental, que durou quatro meses e teve grande repercussão na escola em que foi desenvolvido. Identificamos que o projeto desenvolvido na perspectiva interdisciplinar, a partir de pequenos projetos com enfoque CTSA, oportuniza ao jovem do Ensino Fundamental a promover conexões com o mundo contemporâneo, conhecendo uma Ciência conectada com a realidade. É nessa perspectiva que há o aumento do potencial de se alcançar uma educação crítica e emancipadora, tão defendida pelo pensador brasileiro Paulo Freire e, talvez, estabelecer a tão almejada a alfabetização científica. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma prática pedagógica inter/multidisciplinar complementar ao ensino regular de Ciências. Essa proposta convida aos professores de Ciências da Natureza a tecerem diálogos com outras áreas do conhecimento numa perspectiva multidimensional. Um trabalho semelhante foi desenvolvido para o Ensino Médio pelo Professor de Física Raphael Almeida, também com aprofundamentos nas discussões e alguns dos temas aqui apresentados. Não se trata de dizer o que fazer, nem tampouco de receitas pré-elaboradas, mas de uma proposta de material didático para o professor da Educação Básica. Este Guia aborda o desenvolvimento de um Clube de Ciências em uma escola pública municipal, na perspectiva da pedagogia de projeto. Também serão encontradas as atividades desenvolvidas ao longo do desenvolvimento do mesmo, bem como a experiência que os alunos tiveram ao expor seu trabalho em uma feira científica. O objetivo principal deste material é oportunizar aos professores e professoras da educação básica o desenvolvimento de um projeto pedagógico além da sala de aula, como extensão escolar, sendo possível propiciar a divulgação e popularização da Ciência. Trata-se de uma proposta pedagógica construída na perspectiva da filosofia do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, com vistas a alcançar a tão almejada alfabetização científica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.063kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da práxis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | - |
Título: dc.title | CLUBE CIÊNCIAS ESCOLAR: CARACTERÍSTICAS, FORMAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação crítica | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: