FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COMO PIBID E A PEDAGOGIA DE PROJETO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, Emerson Nunes da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorCOMARÚ, Michele Waltz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T12:51:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T12:51:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-07-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564102-
Resumo: dc.description.abstractEssa proposta nasce da vivência experimentada que tivemos com um grupo de dez licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Incentivo à Docência – PIBID, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES, da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus, no Norte capixaba, a partir da pesquisa de mestrado “Estudo sobre as contribuições do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” – PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em Ciências Biológicas, à luz da Pedagogia de Projetos”, sobre uma história de sucesso que registramos nas páginas dessa edição, encorajando-nos em escrevê-la por todas as peculiaridades que essa experiência, primeiro, de um professor supervisor empolgado, e, então, pesquisadores não menos apaixonados, encontraram ao investigar essas relações na formação inicial do futuro professor de ciências. Entender como o PIBID, a partir da Pedagogia de Projetos, pode contribuir para a construção do perfil reflexivo-crítico desse professor foi uma prerrogativa desse estudo de caso, desenvolvido no Programa em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, em Vitória – ES, identificando-o como uma proposta inovadora no processo de formação docente quando da sua oferta de bolsa para licenciandos, não constando na história da educação brasileira indícios de iniciativas de valorização de incentivos à formação inicial de professores, em condição adversa às bolsas de pesquisa, realidade, então, que nos impõe pesquisar, entender e sugerir discussões sobre essa temática gerando, assim, possibilidades para que essa não se torne uma política educacional de gaveta e contribua verdadeiramente para a formação de professores de Ciências responsáveis e politicamente conscientes sobre sua prática. Focamos nossa atenção na ação do professor supervisor do Programa com o intuito de colaborar com o professor do Ensino Básico que na responsabilidade de acolher e motivar os licenciandos que acompanhará, geralmente, se encontra sem um caminho pré-determinado a seguir, identificando no “Método de Projetos” uma possibilidade de ação docente no PIBID, capaz de contribuir nessa empreitada. O livro está subdividido em quatro partes, apresentando na primeira um breve esclarecimento da legislação que trata e legitima o PIBID, orientando a relação entre a Universidade e a escola básica; no segundo uma discussão sobre a formação professor de Ciências e a necessidade do perfil reflexivo-crítico do desse profissional, dialogando com pensadores que pesquisam e orientam nossa prática educacional nessa perspectiva; no terceiro o leitor é situado sobre a experiência do professor supervisor, caracterizando o perfil desse ator imprescindível na ação motivadora junto aos bolsistas na consolidação do PIBID, a partir da Pedagogia de Projetos, oferecendo-o fundamentação teórica sobre essa prática; na última parte é apresentada uma proposta que deu certo na realidade vivenciada, validada nessa pesquisa, e que poderá servir de inspiração para outros professores do Ensino Básico. É importante ressaltar que essa é apenas uma contribuição dentre as várias possibilidades que a maturidade nos faz identificar de ação do PIBID nas escolas de Ensino Básico, podendo muitas outras serem encontradas em eventos de divulgação científica, onde são/foram apresentados relatos de trabalhos desenvolvidos pelos “pibidianos’, supervisores e coordenadores, registrados nos anais desses eventos, surgindo, então, como um aporte relevante na construção de ideias que possam auxiliar na melhor desenvoltura do supervisor e na sua relação com todos os atores envolvidos nesse processo, sendo essa produção uma forma de incentivo e divulgação da formação inicial dos futuros professores de Ciências do Ensino Básico, na implementação do PIBID como uma política possível de educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.484kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPibidpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor reflexivo-críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COMO PIBID E A PEDAGOGIA DE PROJETOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
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