Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COMARÚ, Michele Waltz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T12:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T12:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564102 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa proposta nasce da vivência experimentada que tivemos com um grupo de dez licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Incentivo à Docência – PIBID, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES, da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus, no Norte capixaba, a partir da pesquisa de mestrado “Estudo sobre as contribuições do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” – PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em Ciências Biológicas, à luz da Pedagogia de Projetos”, sobre uma história de sucesso que registramos nas páginas dessa edição, encorajando-nos em escrevê-la por todas as peculiaridades que essa experiência, primeiro, de um professor supervisor empolgado, e, então, pesquisadores não menos apaixonados, encontraram ao investigar essas relações na formação inicial do futuro professor de ciências. Entender como o PIBID, a partir da Pedagogia de Projetos, pode contribuir para a construção do perfil reflexivo-crítico desse professor foi uma prerrogativa desse estudo de caso, desenvolvido no Programa em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, em Vitória – ES, identificando-o como uma proposta inovadora no processo de formação docente quando da sua oferta de bolsa para licenciandos, não constando na história da educação brasileira indícios de iniciativas de valorização de incentivos à formação inicial de professores, em condição adversa às bolsas de pesquisa, realidade, então, que nos impõe pesquisar, entender e sugerir discussões sobre essa temática gerando, assim, possibilidades para que essa não se torne uma política educacional de gaveta e contribua verdadeiramente para a formação de professores de Ciências responsáveis e politicamente conscientes sobre sua prática. Focamos nossa atenção na ação do professor supervisor do Programa com o intuito de colaborar com o professor do Ensino Básico que na responsabilidade de acolher e motivar os licenciandos que acompanhará, geralmente, se encontra sem um caminho pré-determinado a seguir, identificando no “Método de Projetos” uma possibilidade de ação docente no PIBID, capaz de contribuir nessa empreitada. O livro está subdividido em quatro partes, apresentando na primeira um breve esclarecimento da legislação que trata e legitima o PIBID, orientando a relação entre a Universidade e a escola básica; no segundo uma discussão sobre a formação professor de Ciências e a necessidade do perfil reflexivo-crítico do desse profissional, dialogando com pensadores que pesquisam e orientam nossa prática educacional nessa perspectiva; no terceiro o leitor é situado sobre a experiência do professor supervisor, caracterizando o perfil desse ator imprescindível na ação motivadora junto aos bolsistas na consolidação do PIBID, a partir da Pedagogia de Projetos, oferecendo-o fundamentação teórica sobre essa prática; na última parte é apresentada uma proposta que deu certo na realidade vivenciada, validada nessa pesquisa, e que poderá servir de inspiração para outros professores do Ensino Básico. É importante ressaltar que essa é apenas uma contribuição dentre as várias possibilidades que a maturidade nos faz identificar de ação do PIBID nas escolas de Ensino Básico, podendo muitas outras serem encontradas em eventos de divulgação científica, onde são/foram apresentados relatos de trabalhos desenvolvidos pelos “pibidianos’, supervisores e coordenadores, registrados nos anais desses eventos, surgindo, então, como um aporte relevante na construção de ideias que possam auxiliar na melhor desenvoltura do supervisor e na sua relação com todos os atores envolvidos nesse processo, sendo essa produção uma forma de incentivo e divulgação da formação inicial dos futuros professores de Ciências do Ensino Básico, na implementação do PIBID como uma política possível de educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.484kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pibid | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor reflexivo-crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COMO PIBID E A PEDAGOGIA DE PROJETO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons