Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, Maria Luiza de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBINO, Maria das Graças Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T19:42:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T19:42:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564098 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Através das Pegadas chegamos até aqui. No encontro dos “achados”, as pegadas foram significativas para a construção deste trabalho. Em meio a idas e vindas, pelas escolas, parques e outros espaços não-formais de Educação, persistimos que é possível ter esperança na boniteza de ensinar e aprender. Descobrimos e ampliamos nossa concepção acerca das possibilidades de estabelecer conexões entre os lugares em busca de uma educação transformadora. Descobrimos que as forças que movem o mundo estão muito além de um sistema produtivo, estão na capacidade humana de promover coletivamente ações para a nossa emancipação. Aprendemos que no processo de pesquisa pela integração entre os espaços formais e não formais de Educação é possível estabelecer encontros entre os saberes, pois a cidade aponta para uma História nos movendo a declarar que a apropriação dos seus espaços está atrelada à questão dos direitos. Somos cidadãos de direito, e sendo assim, precisamos debater e dialogar sobre as possibilidades de participação coletiva a partir da Educação Ambiental Crítica e transformadora, conforme assinalado nas Políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação Ambiental. É neste cenário que este livro compõe o produto educativo referente à nossa dissertação do curso de Mestrado junto ao programa EDUCIMAT, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, intitulada: “Escolas e Parques no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES: Contribuições na perspectiva da Educação Ambiental Crítica”, que transcorre com o propósito de refletir sobre os caminhos possíveis para uma educação que envolva ao pensamento crítico. O referido curso contribuiu, de forma significativa, para esta caminhada, onde foi possível visitar vários espaços não formais de Educação, realizar estudos e discussões, revelando fatores que nos conduziram e permitiram observar, investigar, conhecer, dialogar e problematizar, de forma em que, a aproximação da escola a outros espaços, apontam para práticas interdisciplinares no contexto da Educação Ambiental Crítica. Destacamos como relevante nesta caminhada, a nossa participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal - GEPAC e no Grupo de Alfabetização Científica no Contexto da Sustentabilidade Socioambiental. Ao elaborar este material, o nosso objetivo é deixar uma contribuição para que nós, educadores, possamos refletir acerca da integração da escola junto aos espaços não formais de Educação, tendo o olhar voltado para os parques naturais e urbanos de Vitória-ES. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.273kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parque natural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de profissionais da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia e ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DE ENCONTROS ENTRE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NAS PEGADAS POR VITÓRIA-ES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons