EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DE ENCONTROS ENTRE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NAS PEGADAS POR VITÓRIA-ES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, Maria Luiza de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, Maria das Graças Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T19:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T19:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-18-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564098-
Resumo: dc.description.abstractAtravés das Pegadas chegamos até aqui. No encontro dos “achados”, as pegadas foram significativas para a construção deste trabalho. Em meio a idas e vindas, pelas escolas, parques e outros espaços não-formais de Educação, persistimos que é possível ter esperança na boniteza de ensinar e aprender. Descobrimos e ampliamos nossa concepção acerca das possibilidades de estabelecer conexões entre os lugares em busca de uma educação transformadora. Descobrimos que as forças que movem o mundo estão muito além de um sistema produtivo, estão na capacidade humana de promover coletivamente ações para a nossa emancipação. Aprendemos que no processo de pesquisa pela integração entre os espaços formais e não formais de Educação é possível estabelecer encontros entre os saberes, pois a cidade aponta para uma História nos movendo a declarar que a apropriação dos seus espaços está atrelada à questão dos direitos. Somos cidadãos de direito, e sendo assim, precisamos debater e dialogar sobre as possibilidades de participação coletiva a partir da Educação Ambiental Crítica e transformadora, conforme assinalado nas Políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação Ambiental. É neste cenário que este livro compõe o produto educativo referente à nossa dissertação do curso de Mestrado junto ao programa EDUCIMAT, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, intitulada: “Escolas e Parques no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES: Contribuições na perspectiva da Educação Ambiental Crítica”, que transcorre com o propósito de refletir sobre os caminhos possíveis para uma educação que envolva ao pensamento crítico. O referido curso contribuiu, de forma significativa, para esta caminhada, onde foi possível visitar vários espaços não formais de Educação, realizar estudos e discussões, revelando fatores que nos conduziram e permitiram observar, investigar, conhecer, dialogar e problematizar, de forma em que, a aproximação da escola a outros espaços, apontam para práticas interdisciplinares no contexto da Educação Ambiental Crítica. Destacamos como relevante nesta caminhada, a nossa participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal - GEPAC e no Grupo de Alfabetização Científica no Contexto da Sustentabilidade Socioambiental. Ao elaborar este material, o nosso objetivo é deixar uma contribuição para que nós, educadores, possamos refletir acerca da integração da escola junto aos espaços não formais de Educação, tendo o olhar voltado para os parques naturais e urbanos de Vitória-ES.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.273kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParque naturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de profissionais da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografia e ciências da naturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de ensino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DE ENCONTROS ENTRE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NAS PEGADAS POR VITÓRIA-ESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental críticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons