Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NEVES, Tamiris Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T19:22:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T19:22:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564097 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao pensar no produto educacional, pensamos em compartilhar os aprendizados adquiridos durante uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática, que acreditamos poder contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros professores, professores e formadores de professores de matemática. A pesquisa desenvolvida teve caráter bibliográfico e de campo, que propôs um instrumento para avaliar aulas de Matemática construídas nos moldes e concepções do modelo japonês de formação de professores denominado Lesson Study. Para tal, realizamos uma testagem do instrumento em uma aula de Matemática no Ensino Básico brasileiro. Esse instrumento foi inspirado a partir do que os teóricos/autores do modelo japonês, como Fernandez e Yoshida (2004), Fujii (2014), Isoda e Olfos (2009), Isoda (2010) e Takahashi e McDougal (20016) defendem que deva constar/não constar em aulas de matemática. Mais detalhadamente, verificamos a adequação do instrumento em aulas baseadas em uma problematização que envolve a “formação do conceito de área e perímetro”, planejada colaborativamente e reflexivamente - nos moldes do modelo Lesson Study - por um grupo de professoras de Matemática e executada por uma delas com seus próprios alunos sob a observação, e posterior reflexão, de todo o grupo de professoras. Para esse fim, contamos também com a literatura científica de Educação Matemática de Gaigher; Souza e Wrobel (2017), Ponte, Quaresma e Branco (2012), Ponte e Quaresma (2012) e Ponte, Mata-Pereira e Quaresma (2013). Nessa pesquisa, entendemos que o termo “problematização” está ligado ao termo “problema”, uma proposta de tarefa presente nas aulas de matemática. Assim, para nós, problematização é uma situação criada a partir de um cenário real ou desejável próximo do cotidiano dos alunos, no qual perguntas, questionamentos, hipóteses e respostas vão se construindo ao tempo que os alunos são desafiados, motivados, impulsionados e colocados em uma posição de investigador, ao ponto que eles sentem a necessidade de responder às perguntas lançadas pelo professor. Dessa forma, neste Guia Didático apresentamos um instrumento que pretende avaliar aulas de matemática, para que professores possam se munir de informações que possibilitem avaliar seu próprio ensino. Em outras palavras, o instrumento busca oferecer uma oportunidade para tomada de decisão sobre possíveis mudanças no processo de ensino a fim de potencializar a aprendizagem em matemática. Destarte, expectamos que ao ter acesso a este Guia Didático, professores possam utilizá-lo para planejar, executar e avaliar aulas de matemática sob as premissas do modelo Lesson Study. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.030kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson study | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumento | pt_BR |
Título: dc.title | LESSON STUDY = FÓRMULA MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons