LESSON STUDY = FÓRMULA MATEMÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, Tamiris Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T19:22:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T19:22:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564097-
Resumo: dc.description.abstractAo pensar no produto educacional, pensamos em compartilhar os aprendizados adquiridos durante uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática, que acreditamos poder contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros professores, professores e formadores de professores de matemática. A pesquisa desenvolvida teve caráter bibliográfico e de campo, que propôs um instrumento para avaliar aulas de Matemática construídas nos moldes e concepções do modelo japonês de formação de professores denominado Lesson Study. Para tal, realizamos uma testagem do instrumento em uma aula de Matemática no Ensino Básico brasileiro. Esse instrumento foi inspirado a partir do que os teóricos/autores do modelo japonês, como Fernandez e Yoshida (2004), Fujii (2014), Isoda e Olfos (2009), Isoda (2010) e Takahashi e McDougal (20016) defendem que deva constar/não constar em aulas de matemática. Mais detalhadamente, verificamos a adequação do instrumento em aulas baseadas em uma problematização que envolve a “formação do conceito de área e perímetro”, planejada colaborativamente e reflexivamente - nos moldes do modelo Lesson Study - por um grupo de professoras de Matemática e executada por uma delas com seus próprios alunos sob a observação, e posterior reflexão, de todo o grupo de professoras. Para esse fim, contamos também com a literatura científica de Educação Matemática de Gaigher; Souza e Wrobel (2017), Ponte, Quaresma e Branco (2012), Ponte e Quaresma (2012) e Ponte, Mata-Pereira e Quaresma (2013). Nessa pesquisa, entendemos que o termo “problematização” está ligado ao termo “problema”, uma proposta de tarefa presente nas aulas de matemática. Assim, para nós, problematização é uma situação criada a partir de um cenário real ou desejável próximo do cotidiano dos alunos, no qual perguntas, questionamentos, hipóteses e respostas vão se construindo ao tempo que os alunos são desafiados, motivados, impulsionados e colocados em uma posição de investigador, ao ponto que eles sentem a necessidade de responder às perguntas lançadas pelo professor. Dessa forma, neste Guia Didático apresentamos um instrumento que pretende avaliar aulas de matemática, para que professores possam se munir de informações que possibilitem avaliar seu próprio ensino. Em outras palavras, o instrumento busca oferecer uma oportunidade para tomada de decisão sobre possíveis mudanças no processo de ensino a fim de potencializar a aprendizagem em matemática. Destarte, expectamos que ao ter acesso a este Guia Didático, professores possam utilizá-lo para planejar, executar e avaliar aulas de matemática sob as premissas do modelo Lesson Study.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.030kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLesson studypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentopt_BR
Título: dc.titleLESSON STUDY = FÓRMULA MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
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