Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AREIAS, George Bassul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NOBRE, Isaura Alcina Martins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PASSOS, Marize Lyra Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T18:58:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T18:58:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564095 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico realizado em 2017, durante a realização do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Nesta pesquisa, analisamos o uso do celular como recurso didático no contexto do ensino fundamental II, a partir do resgate histórico dos patrimônios culturais e paisagísticos do município de Piúma/ES. A partir dessa proposta, tendo o uso do celular como principal recurso didático, o ensino de Geografia, focado na compreensão da dinâmica da paisagem e das relações sociais entre o homem e o espaço, teve como uma de suas estratégias didáticas o levantamento histórico da transformação da paisagem e dos objetos presentes no espaço, a partir da ótica de observação do próprio aluno. O ensino atual promove um desafio que precisa ser vencido por meio de uma didática diferenciada que seja capaz de envolver os alunos, fazendo com que eles sejam participativos, críticos e que de fato produzam o saber (STEFANELLO 2009, p.106). Torna-se importante a integralização dos saberes de fora da sala de aula com as teorias aplicadas no ambiente escolar, provocando a reflexão e crítica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Teoria e prática são faces indissociáveis que permitem correlacionar os conhecimentos científicos com o cotidiano dos alunos, tornando-os “[...] cidadãos do mundo, no mundo” (GOHN, 2010, p. 19). Todavia, é importante lembrarmos que o professor precisa de apoio na construção desse planejamento. Considerando esse contexto, como produto educacional foi desenvolvido um Guia Didático que sirva de apoio ao processo de planejamento de ensino do professor, voltado ao uso do celular como recurso didático nos espaços de aprendizagem. Temos a expectativa, com esse Guia Didático, que sejam minimizadas as dificuldades enfrentadas pelos professores de todas as disciplinas, como a falta de planejamento nas aulas nos espaços de aprendizagem, na ausência de propostas inovadoras com o uso do celular como recurso didático, na insegurança em trabalhar com a aprendizagem móvel, entre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.967kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Uso de celular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupação e transformação do espaço geográfico | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM MÓVEL E CENTRADA NO ALUNO: ATIVIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DO CELULAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons