APRENDIZAGEM MÓVEL E CENTRADA NO ALUNO: ATIVIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DO CELULAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAREIAS, George Bassul-
Autor(es): dc.contributor.authorNOBRE, Isaura Alcina Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorPASSOS, Marize Lyra Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T18:58:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T18:58:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-13-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564095-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico realizado em 2017, durante a realização do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Nesta pesquisa, analisamos o uso do celular como recurso didático no contexto do ensino fundamental II, a partir do resgate histórico dos patrimônios culturais e paisagísticos do município de Piúma/ES. A partir dessa proposta, tendo o uso do celular como principal recurso didático, o ensino de Geografia, focado na compreensão da dinâmica da paisagem e das relações sociais entre o homem e o espaço, teve como uma de suas estratégias didáticas o levantamento histórico da transformação da paisagem e dos objetos presentes no espaço, a partir da ótica de observação do próprio aluno. O ensino atual promove um desafio que precisa ser vencido por meio de uma didática diferenciada que seja capaz de envolver os alunos, fazendo com que eles sejam participativos, críticos e que de fato produzam o saber (STEFANELLO 2009, p.106). Torna-se importante a integralização dos saberes de fora da sala de aula com as teorias aplicadas no ambiente escolar, provocando a reflexão e crítica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Teoria e prática são faces indissociáveis que permitem correlacionar os conhecimentos científicos com o cotidiano dos alunos, tornando-os “[...] cidadãos do mundo, no mundo” (GOHN, 2010, p. 19). Todavia, é importante lembrarmos que o professor precisa de apoio na construção desse planejamento. Considerando esse contexto, como produto educacional foi desenvolvido um Guia Didático que sirva de apoio ao processo de planejamento de ensino do professor, voltado ao uso do celular como recurso didático nos espaços de aprendizagem. Temos a expectativa, com esse Guia Didático, que sejam minimizadas as dificuldades enfrentadas pelos professores de todas as disciplinas, como a falta de planejamento nas aulas nos espaços de aprendizagem, na ausência de propostas inovadoras com o uso do celular como recurso didático, na insegurança em trabalhar com a aprendizagem móvel, entre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.967kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUso de celularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOcupação e transformação do espaço geográficopt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM MÓVEL E CENTRADA NO ALUNO: ATIVIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DO CELULARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons