Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Graziani Mondoni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, Vanessa Battestin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T17:44:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T17:44:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564091 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book é resultado da pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que teve por objetivo analisar o uso de objetos de aprendizagem (OA) no ensino da Geografia escolar e contribuir para sua difusão. O curso ofertado ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2016, e teve como objetivo oferecer aos professores de Geografia da educação básica, um momento de formação/atualização dos conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais voltados ao ensino da Geografia, enfatizando o uso de objetos de aprendizagem. Ao longo do curso foi proposto aos professores-cursistas que desenvolvessem práticas educativas, por meio sequências didáticas (SD), utilizando objetos de aprendizagem. Sendo assim, no transcorrer deste e-book trazemos algumas propostas de sequências didáticas elaboradas ao longo do curso, além de outras que foram elaboradas pelos autores deste material. Apresentamos também, um relato de experiência, fruto de uma prática educativa desenvolvida por um dos professores-cursistas, utilizando OA por meio de uma SD. No intuito de estimular o uso de objetos de aprendizagem, trazemos também, os OA que foram apresentados aos professores do curso de formação continuada em “Tecnologias Digitais para o Ensino da Geografia na Educação Básica”, sendo assim, os leitores deste e-book poderão conhecer os OA que não foram contemplados nas SD, podendo inclusive elaborar suas próprias sequências didáticas para serem utilizadas em seus contextos educacionais. Os objetos de aprendizagem, que aqui apresentamos, foram selecionados em três repositórios digitais, sendo eles Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), Simuladores Interativos em Ciências e Matemática – Projeto PhET e Portal Escola Digital, além de outros que foram sugeridos pelos professores-cursistas ao longo do curso. Para facilitar a utilização dos OA, os mesmos são apresentados por conteúdos/temas geográficos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.963kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons