TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Graziani Mondoni-
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Vanessa Battestin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T17:44:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T17:44:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564091-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book é resultado da pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que teve por objetivo analisar o uso de objetos de aprendizagem (OA) no ensino da Geografia escolar e contribuir para sua difusão. O curso ofertado ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2016, e teve como objetivo oferecer aos professores de Geografia da educação básica, um momento de formação/atualização dos conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais voltados ao ensino da Geografia, enfatizando o uso de objetos de aprendizagem. Ao longo do curso foi proposto aos professores-cursistas que desenvolvessem práticas educativas, por meio sequências didáticas (SD), utilizando objetos de aprendizagem. Sendo assim, no transcorrer deste e-book trazemos algumas propostas de sequências didáticas elaboradas ao longo do curso, além de outras que foram elaboradas pelos autores deste material. Apresentamos também, um relato de experiência, fruto de uma prática educativa desenvolvida por um dos professores-cursistas, utilizando OA por meio de uma SD. No intuito de estimular o uso de objetos de aprendizagem, trazemos também, os OA que foram apresentados aos professores do curso de formação continuada em “Tecnologias Digitais para o Ensino da Geografia na Educação Básica”, sendo assim, os leitores deste e-book poderão conhecer os OA que não foram contemplados nas SD, podendo inclusive elaborar suas próprias sequências didáticas para serem utilizadas em seus contextos educacionais. Os objetos de aprendizagem, que aqui apresentamos, foram selecionados em três repositórios digitais, sendo eles Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), Simuladores Interativos em Ciências e Matemática – Projeto PhET e Portal Escola Digital, além de outros que foram sugeridos pelos professores-cursistas ao longo do curso. Para facilitar a utilização dos OA, os mesmos são apresentados por conteúdos/temas geográficos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.963kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons