AULAS DE CAMPO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAVANI, Elaine Cristina Rossi-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T19:35:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T19:35:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-27-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564065-
Resumo: dc.description.abstractNo decorrer do ano de 2012 desenvolvemos uma pesquisa na área de Educação em Ciências e Matemática em uma escola de Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo. A investigação foi realizada a partir da efetivação de doze aulas de campo em três espaços não formais de educação, desenvolvendo uma proposta para elaboração de aulas de campo no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica. A realização das aulas de campo permitiram a “construção – aplicação –reconstrução” da proposta a partir das experiências adquiridas nas mesmas, das anotações no diário de campo e das contribuições dos demais agentes envolvidos no processo de construção do conhecimento, além de leituras realizadas em artigos e livros da área de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. A ideia inicial foi de trabalharmos temas ligados à alfabetização e à educação científica na perspectiva CTSA, utilizando as aulas de campo em espaços não formais e promovendo articulação com as disciplinas do Currículo de Formação Básica do Ensino Médio da Rede pública do Espírito Santo. A proposta foi a de promover uma cultura científica com metodologias alternativas, significativas, críticas e socialmente relevantes na escola pública. Diante de nossas leituras e experiências entendemos que usar os espaços educativos não formais seria uma forma lúdica de proporcionarmos vivências prazerosas e significativas na relação de ensino aprendizagem dos conteúdos de ciências. Contribuindo assim, para a construção do senso crítico dos alunos de maneira que se tornem protagonistas de suas próprias ações e conscientes da capacidade de transformação social. Os frutos dessa pesquisa foram as fontes para elaboração desse “Guia Didático”, em que propomos ações fundamentadas em uma práxis pedagógica capaz de promover um diálogo com as diferentes áreas de conhecimentos escolares e saberes. É importante lembrar que essa proposta de Guia Didático, não deve ser entendida com rigidez, mas como uma proposta que visa auxiliar no trabalho didático dos educadores. Necessita ser compreendido como um referencial didático para ações de profissionais que desejam desenvolver propostas diferenciadas nas escolas, ou que desejem fazer uso de tais propostas em sua prática docente com o intuito de democratizar o acesso à ciência e promover ações coletivas e significativas na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.129kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAulas de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografia e ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Título: dc.titleAULAS DE CAMPO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
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