Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAVANI, Elaine Cristina Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T19:35:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T19:35:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564065 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No decorrer do ano de 2012 desenvolvemos uma pesquisa na área de Educação em Ciências e Matemática em uma escola de Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo. A investigação foi realizada a partir da efetivação de doze aulas de campo em três espaços não formais de educação, desenvolvendo uma proposta para elaboração de aulas de campo no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica. A realização das aulas de campo permitiram a “construção – aplicação –reconstrução” da proposta a partir das experiências adquiridas nas mesmas, das anotações no diário de campo e das contribuições dos demais agentes envolvidos no processo de construção do conhecimento, além de leituras realizadas em artigos e livros da área de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. A ideia inicial foi de trabalharmos temas ligados à alfabetização e à educação científica na perspectiva CTSA, utilizando as aulas de campo em espaços não formais e promovendo articulação com as disciplinas do Currículo de Formação Básica do Ensino Médio da Rede pública do Espírito Santo. A proposta foi a de promover uma cultura científica com metodologias alternativas, significativas, críticas e socialmente relevantes na escola pública. Diante de nossas leituras e experiências entendemos que usar os espaços educativos não formais seria uma forma lúdica de proporcionarmos vivências prazerosas e significativas na relação de ensino aprendizagem dos conteúdos de ciências. Contribuindo assim, para a construção do senso crítico dos alunos de maneira que se tornem protagonistas de suas próprias ações e conscientes da capacidade de transformação social. Os frutos dessa pesquisa foram as fontes para elaboração desse “Guia Didático”, em que propomos ações fundamentadas em uma práxis pedagógica capaz de promover um diálogo com as diferentes áreas de conhecimentos escolares e saberes. É importante lembrar que essa proposta de Guia Didático, não deve ser entendida com rigidez, mas como uma proposta que visa auxiliar no trabalho didático dos educadores. Necessita ser compreendido como um referencial didático para ações de profissionais que desejam desenvolver propostas diferenciadas nas escolas, ou que desejem fazer uso de tais propostas em sua prática docente com o intuito de democratizar o acesso à ciência e promover ações coletivas e significativas na escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.129kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas de campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia e ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Título: dc.title | AULAS DE CAMPO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons