SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAÇÃO GEOMÉTRICA E CIENTÍFICA DO MODELO SISTEMA SOLAR EM ESCALA DA PRAÇA DA CIÊNCIA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Leonardo Polese-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T19:09:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T19:09:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-21-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564064-
Resumo: dc.description.abstractA história da educação brasileira mostra que nossa educação é marcada pela dualidade estrutural, ou seja, pela existência de dois tipos distintos de escola para classes sociais diferentes (KUENZER, 2005). Para a pequena parte da população que detém a hegemonia econômica, política e cultural, é oferecida uma educação básica propedêutica que facilita o ingresso nos melhores cursos universitários. Para a grande maioria é oferecida uma educação básica precária, sem prosseguimento nos estudos ou uma educação profissional em cursos técnicos e, recentemente, em cursos superiores de tecnologia. A existência dessas duas escolas, a primeira para os filhos da elite e a segunda para os filhos dos trabalhadores, é denominada de dualidade escolar. Essa histórica estrutura dual tende a diminuir com a aproximação e integração da educação básica com a educação profissional. A educação profissional precisa desenvolver a habilidade técnica apoiada em teorias relacionadas ou como afirma Marise Ramos (2005, p.111), é preciso “teorizar as atividades práticas, buscando-se em certa medida, suas bases científicas, o que levou à aproximação da formação técnica com as ciências da formação geral.” Este Guia Didático é o resultado da pesquisa “Uma Proposta de Integração de Ciências e Matemática com Disciplinas Técnicas no Curso de Geoprocessamento”, realizada nos anos 2012 e 2013, no Curso Técnico em Geoprocessamento do Ifes Vitória. O Curso demanda pré-requisitos de Ciências e Matemática e muitos alunos terminaram a educação básica e começaram o Curso de Geoprocessamento, sem se apropriarem de conteúdos de Ciências e Matemática, como mostram os resultados do PISA no Brasil, do PAEBES no Espírito Santo e dos Processos Seletivos do Ifes para o Curso de Geoprocessamento. Esses baixos níveis de conhecimentos científicos e matemáticos têm interferido na apropriação de conhecimentos técnicos do Geoprocessamento. A partir das ideias pedagógicas sobre os tipos de conteúdos, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) para trabalhar os conteúdos científicos e matemáticos, definidos pelos professores do Curso como fundamentais, de forma integrada aos conteúdos técnicos das disciplinas do primeiro período. A SD utilizou a metodologia de ensino por investigação e promoveu discussões no sentido de favorecer a educação científica. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores validaram a proposta, que os alunos apontaram mais aspectos positivos do que negativos após a aplicação da SD e que há evidências de que o aluno consegue, por ele mesmo ou na interação com os colegas ou com os professores, relacionar ou conectar os conteúdos de Ciências e Matemática com conteúdos e conhecimento das disciplinas técnicas do Geoprocessamento. No entanto, esses tipos de práticas pedagógicas ainda não fazem parte da cultura escolar. O Guia 11, da Série Guias Didáticos de Ciências, denominado “Sequência Didática para Validação Geométrica e Científica do Modelo Sistema Solar em Escala da Praça da Ciência” é o produto final da pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa Educimat. O objetivo deste Guia é divulgar e incentivar esses tipos de práticas pedagógicas. A princípio, apresenta uma breve introdução sobre os fundamentos teóricos desta atividade e sobre sequência didática. Depois, detalha a SD, a ideia inicial, sua evolução, a utilização em três turmas distintas e os resultados das turmas, algumas versões da SD, a validação pelos pares de professores e outra SD oriunda desta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.435kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de topografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAÇÃO GEOMÉTRICA E CIENTÍFICA DO MODELO SISTEMA SOLAR EM ESCALA DA PRAÇA DA CIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências e matemática, práticas transdisciplinarespt_BR
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