CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS COMUNITÁRIAS RURAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDREATTA, Cidimar-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T18:32:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T18:32:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564063-
Resumo: dc.description.abstractDurante o ano de 2012, desenvolvemos uma pesquisa em Educação Matemática em uma escola pública Comunitária Rural de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Colatina. O estudo focou o processo de ensino e aprendizagem de matemática e a Educação do Campo, na turma do sétimo do Ensino Fundamental, em uma escola que passou a adotar, a partir de 2011, uma metodologia de trabalho baseada na Pedagogia da Alternância, o que atrai olhares e expectativas. Percebemos a necessidade de investigar o ensino e aprendizagem de matemática em uma escola do campo, pois acreditamos que o conhecimento matemático poderá ter sentido e validade no interior de um grupo cultural, em que o ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem pode ser a realidade campesina, evidenciando uma aproximação com a etnomatemática e Educação do Campo. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos este Guia Didático de Matemática que propõe uma prática pedagógica interdisciplinar complementar ao ensino regular de Matemática. Essa proposta convida aos professores de Matemática a dialogarem com outras áreas de conhecimento, em especial, com a área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. Este Guia apresenta uma proposta de material didático para o professor do Ensino Fundamental com possibilidades de trabalhos pedagógicos contextualizados de acordo com a natureza de trabalho de uma Escola Comunitária Rural, mais conhecida como Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA). Algumas atividades foram aplicadas aos estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Comunitária Rural (EMCOR) “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, durante o ano letivo de 2012 e fazem parte da nossa Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática com a pesquisa intitulada: “Ensino e Aprendizagem de matemática e a Educação do Campo: O caso da Escola Municipal Comunitária Rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, município de Colatina, Estado do Espírito Santo”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. As atividades didáticas estão estruturadas em três partes, a saber: - A primeira parte trabalha com números inteiros (conceitos, representação na reta numérica e desafios matemáticos com operações, expressões e problemas). Nesta etapa os estudantes poderão aprender o conceito de números inteiros, principalmente em relação ao conceito de número negativo, bem como identificar a existência de saldos negativos em operações de compra e venda de mercadorias. - A segunda parte trabalha com equações do primeiro grau,sistema de equação, cálculo e transformação de grandezas relacionadas às fontes de energias e eletricidade e desafios matemáticos com operações, expressões e problemas. Nesta etapa os estudantes poderão conhecer a história da origem da equação do 1o grau, compreender a importância dos símbolos matemáticos na representação de situações-problema, utilizar símbolos matemáticos para representar diferentes situações- problema e conceituar equação do 1o grau. - A terceira parte trabalha com razão e proporcionalidade entre números e grandezas, grandezas direta e indiretamente proporcionais, porcentagem e desafios matemáticos com operações, expressões e problemas. Nesta etapa, os estudantes poderão aprender a definir razões, porcentagens e proporções matematicamente, identificar a aplicação desses conceitos em atividades e situações do dia a dia, além de representar situações reais com razões, proporções e porcentagens. antes de cada etapa apresentamos uma contextualização histórica dos conteúdos matemáticos, pois desse modo acreditamos que o estudante poderá perceber de forma mais simples que a matemática não está dissociada de nossas vidas. As situações- problemas aplicadas no desenvolvimento da pesquisa envolveram de certa forma a primeira e terceira etapas, na perspectiva de aproximar o ensino e aprendizagem de matemática e a Educação do Campo em um Centro Familiar de Formação por Alternância. Com este guia trazemos possibilidades/caminhos de atividades contextualizadas que possam contribuir de alguma forma com a prática pedagógica dos professores, bem como proporcionar reflexões e discussões sobre a utilização da matemática na perspectiva etnomatemática associada à Educação do Campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.857kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos cotidianospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleCONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS COMUNITÁRIAS RURAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEtnomatemática, ensino de matemática, educação no campopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons