Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MATTOS, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T19:16:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T19:16:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No período de março de 2013 até agosto de 2014, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental no Município da Serra, no Espírito Santo. O enfoque da pesquisa era realizar práticas de Educação Ambiental nos diversos espaços educativos, sobretudo os não formais, neles se incluindo o centro de Educação Ambiental Jacuhy, sede da APA Manguezal Sul na cidade de Serra, ES. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática com atividades que articulavam as atividades escolares à prática cotidiana dos alunos, a partir do contexto onde eles estavam inseridos, dando significado aos conhecimentos científicos discutidos em sala de aula, por meio de um ensino de ciências que contribua para a formação de um cidadão crítico comprometido com a transformação socioambiental. A educação ambiental pode contribuir para melhorar a compreensão dos indivíduos sobre a emergência de um novo olhar para as questões ambientais planetárias, pois, por meio da EA, refletimos sobre nossas posturas diante da problemática do meio ambiente, propiciando mudanças em nossos comportamentos. Dessa perspectiva, as discussões sobre e EA foram ao encontro da vivência dos educandos, viés do qual inserimos nas práticas educativas propostas a utilização de um espaço não formal, que dialogou diretamente com as discussões de sala de aula. Este guia é um produto final desse referido trabalho, apresenta uma breve discussão teórica sobre o tema e passa em revista possíveis atividades práticas que podem ser desenvolvidas nos diferentes espaços educativos, por meio da discussão dos conceitos e das abordagens ambientais em relação ao ecossistema manguezal, da perspectiva interdisciplinar. São utilizados recursos diversos, tais como filmes, debate, entrevistas que fornecem ferramentas para os educandos discutirem na prática o ecossistema manguezal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.371kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecossistema manguezal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JACUHY | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons