PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JACUHY

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMATTOS, Leandro-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T19:16:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T19:16:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-14-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564057-
Resumo: dc.description.abstractNo período de março de 2013 até agosto de 2014, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental no Município da Serra, no Espírito Santo. O enfoque da pesquisa era realizar práticas de Educação Ambiental nos diversos espaços educativos, sobretudo os não formais, neles se incluindo o centro de Educação Ambiental Jacuhy, sede da APA Manguezal Sul na cidade de Serra, ES. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática com atividades que articulavam as atividades escolares à prática cotidiana dos alunos, a partir do contexto onde eles estavam inseridos, dando significado aos conhecimentos científicos discutidos em sala de aula, por meio de um ensino de ciências que contribua para a formação de um cidadão crítico comprometido com a transformação socioambiental. A educação ambiental pode contribuir para melhorar a compreensão dos indivíduos sobre a emergência de um novo olhar para as questões ambientais planetárias, pois, por meio da EA, refletimos sobre nossas posturas diante da problemática do meio ambiente, propiciando mudanças em nossos comportamentos. Dessa perspectiva, as discussões sobre e EA foram ao encontro da vivência dos educandos, viés do qual inserimos nas práticas educativas propostas a utilização de um espaço não formal, que dialogou diretamente com as discussões de sala de aula. Este guia é um produto final desse referido trabalho, apresenta uma breve discussão teórica sobre o tema e passa em revista possíveis atividades práticas que podem ser desenvolvidas nos diferentes espaços educativos, por meio da discussão dos conceitos e das abordagens ambientais em relação ao ecossistema manguezal, da perspectiva interdisciplinar. São utilizados recursos diversos, tais como filmes, debate, entrevistas que fornecem ferramentas para os educandos discutirem na prática o ecossistema manguezal.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.371kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaço não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema manguezalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JACUHYpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambientalpt_BR
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