Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Jane Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BATTESTIN, Vanessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T18:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T18:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564055 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional é destinado a professores que lecionam a disciplina de Matemática para alunos do Ensino Médio e é resultado da dissertação de Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória, com o título, “A Linguagem Scratch como apoio ao ensino de matemática financeira na perspectiva cidadã”, desenvolvida pela professora Jane Maria da Silva sob a orientação Profª. Drª. Vanessa Battestin, com o objetivo de contribuir para orientar os docentes no desenvolvimento de projetos similares em escolas da educação básica. O produto Educacional se encontra dividido em três partes: na primeira parte abordamos a matemática financeira e a importância que esta tem para a formação cidadã do discente, na segunda parte abordamos a utilização de uma linguagem de programação visual que consiste em programar em blocos de comando e que pode ser utilizada para o processo de ensino e aprendizagem de vários conteúdos matemáticos, inclusive a matemática financeira que foi nosso objeto de estudo. Na terceira parte descrevemos o passo a passo da aplicação do projeto e todas as atividades desenvolvidas. Elas podem servir de base para utilização da forma como foi realizado ou mesmo para ser adaptado para utilizações diversas. Gostaríamos de ressaltar que todas as figuras que se encontram neste material foram retiradas da página do software Scratch que os alunos utilizaram para desenvolverem Objetos de Aprendizagem (jogos e animações). Enfatizamos que ao elaborar este material, tivemos a preocupação de contribuir para que professores de matemática do Ensino Médio, possam refletir criticamente ao ensinar matemática financeira para seus alunos, primando por uma abordagem que possibilite que eles construam o conhecimento a partir da reflexão, da prática e do compartilhar, sempre em um ciclo virtuoso de melhoria contínua. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.544kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM SCRATCH PARA ABORDAGEM DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons