UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM SCRATCH PARA ABORDAGEM DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Jane Maria da-
Autor(es): dc.contributor.authorBATTESTIN, Vanessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T18:16:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T18:16:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-29-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564055-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional é destinado a professores que lecionam a disciplina de Matemática para alunos do Ensino Médio e é resultado da dissertação de Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória, com o título, “A Linguagem Scratch como apoio ao ensino de matemática financeira na perspectiva cidadã”, desenvolvida pela professora Jane Maria da Silva sob a orientação Profª. Drª. Vanessa Battestin, com o objetivo de contribuir para orientar os docentes no desenvolvimento de projetos similares em escolas da educação básica. O produto Educacional se encontra dividido em três partes: na primeira parte abordamos a matemática financeira e a importância que esta tem para a formação cidadã do discente, na segunda parte abordamos a utilização de uma linguagem de programação visual que consiste em programar em blocos de comando e que pode ser utilizada para o processo de ensino e aprendizagem de vários conteúdos matemáticos, inclusive a matemática financeira que foi nosso objeto de estudo. Na terceira parte descrevemos o passo a passo da aplicação do projeto e todas as atividades desenvolvidas. Elas podem servir de base para utilização da forma como foi realizado ou mesmo para ser adaptado para utilizações diversas. Gostaríamos de ressaltar que todas as figuras que se encontram neste material foram retiradas da página do software Scratch que os alunos utilizaram para desenvolverem Objetos de Aprendizagem (jogos e animações). Enfatizamos que ao elaborar este material, tivemos a preocupação de contribuir para que professores de matemática do Ensino Médio, possam refletir criticamente ao ensinar matemática financeira para seus alunos, primando por uma abordagem que possibilite que eles construam o conhecimento a partir da reflexão, da prática e do compartilhar, sempre em um ciclo virtuoso de melhoria contínua.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.544kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Título: dc.titleUTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM SCRATCH PARA ABORDAGEM DE MATEMÁTICA FINANCEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons