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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Raphael Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRAGA, Marco Antônio Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T14:19:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T14:19:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564051 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Partindo da hipótese de que a escola é um ambiente propício para se realizar discussões relacionadas ao conhecimento científico, construímos esta proposta pedagógica extraclasse, que foi validada em uma escola pública de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 2013. O resultado deste distanciamento do sentido e dos valores do conhecimento científico é a baixa capacidade de reflexão e ação dos indivíduos sobre as questões básicas do cotidiano no que se refere ao exercício da cidadania. As necessidades do mundo atual exigem que sejamos indivíduos críticos e seguros no que diz respeito à tomada de decisões. Sendo assim, faz-se necessário que se realizem reflexões onde seja possível discutir as possíveis contribuições da escola, no que se refere a formação de indivíduos críticos e cada vez mais capazes de exercerem a cidadania de forma plena frente a situações relativas à dinâmica social. Urge a necessidade de que tenhamos mais ações pedagógicas que objetivem a Alfabetização Científica no ambiente escolar. "[...] a alfabetização científica é resultante de um processo contínuo de construção de conhecimento pelo indivíduo. Consideramos importante que os conhecimentos científicos e as compreensões deles decorrentes façam parte da vida dos estudantes, contribuindo para a solução das demandas cotidianas, além de esclarecer sobre os contextos científico- tecnológico que rodeia a todos na atualidade (BUCH e SCHROEDER, 2013, p. 74)". De acordo com Loureiro (2007, p. 67), é importante que pensemos em objetivos educacionais que superem a mera prática de transmissão de conteúdos. Dessa forma, em busca de uma educação capaz de promover a emancipação do indivíduo, no que diz respeito ao exercício pleno da cidadania, é fundamental que a escola consiga equilibrar as expectativas e exigências pessoais com o que se deseja em relação a uma educação segundo a perspectiva crítica. Nesse sentido, buscou-se implantar um Clube de Ciências numa escola pública de ensino médio, pois entendemos que os Clubes de Ciências são espaços em que os estudantes têm a oportunidade para desenvolver projetos que estimulam não somente atitudes e habilidades científicas, mas também, favorecem ao processo de construção do conhecimento – não apenas científico. Este guia didático é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Clube de Ciências no ensino médio público para Alfabetização Científica: Aspectos pedagógicos à luz da Pedagogia da Práxis e do movimento CTSA” realizado no ano de 2013, cujos resultados apontam para uma educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) articulada a Educação Ambiental Crítica bem como uma educação científica desenvolvida com base nos princípios da pedagogia da Práxis podendo constituir uma educação voltada para o pleno exercício da cidadania, uma vez que ambas preconizam a formação do cidadão crítico. O projeto abarcou um estudo de caso, com instrumentos de pesquisa apoiados em observações, dados coletados ao longo da pesquisa, entrevista e questionário aplicados aos clubistas participantes do projeto e algumas pessoas da comunidade escolar. Foram realizadas atividades de estudo a partir do desenvolvimento de 03 (três) subprojetos que possibilitaram o trabalho dos potenciais pedagógicos de cada um, além de uma aula debate, com a participação de 02 (duas) turmas do 3o (terceiro) ano do ensino médio, em que se enfatizou a relação entre a prática do Tabagismo e a Poluição Ambiental. A partir desses momentos foram sendo construídas reflexões e discussões de como diferentes fatores podem influenciar na continuidade da vida em nosso planeta. Este guia didático apresenta também o processo de formação do grupo de extensão escolar, constituição da equipe de trabalho, o reconhecimento da área de estudo, desenvolvimento de 03 (três) subprojetos com grande potencial pedagógico, o relato de uma aula debate sobre a prática do Tabagismo e a Poluição Ambiental e um encontro para finalização do projeto com uma confraternização entre os clubistas. Toda esta trajetória representa o processo de implantação do projeto Clube de Ciências na Escola, alvo desta pesquisa de pós-graduação. Este produto educacional é fruto de uma dissertação de mestrado, modalidade profissional, que aborda os aspectos pedagógicos de um Clube de Ciências realizado numa escola pública de ensino médio, cujo objetivo foi o de promover alfabetização científica com enfoque de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). Assim, busca-se contribuir no trabalho docente, em especial, professores da área de Ciências da Natureza. Espera-se que este material auxilie a práxis pedagógicas, aprimorando o ensino de ciências secundário com vistas à formação de cidadãos críticos, questionadores e autônomos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 717kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Clube de ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Popularização da ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da práxis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | pt_BR |
Título: dc.title | CLUBE DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: UMA PROPOSTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SUSTENTÁVEL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, sustentabilidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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VF31_MPECM_Guia Didático de Ciências_RAPHAEL ALMEIDA_2014-2019.pdf | GDCiências_21 | 716.73 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564051/2/VF31_MPECM_Guia Didático de Ciências_RAPHAEL ALMEIDA_2014-2019.pdfDownload |
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