ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AO CONCEITO ALGÉBRICO DE VARIÁVEL: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANGELI, Mirian-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T13:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T13:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-17-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564046-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático, fruto da pesquisa de mestrado de Mirian Angeli, orientada pela professora Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva, é direcionado à formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Tanto professores da Licenciatura em Matemática, formadores de professores, bem como licenciandos, futuros professores e professores da Educação Básica em serviço, poderão usufruir deste material, no sentido de refletirem sobre o ensino e a aprendizagem da Álgebra. O significado atribuído por alunos e professores ao conceito de Variável é essencial para a construção do pensamento algébrico, e nosso trabalho de pesquisa aponta para o fato de que muitas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Álgebra estão relacionadas à falta de atribuição de significados aos conceitos algébricos. No sentido de trabalhar e refletir sobre o conceito de variável e seu significado, faremos, então, neste Guia, uma discussão sobre a importância de se atribuir significado a um conceito e sobre o papel de atividades investigativas neste processo. Neste material, apresentamos atividades utilizadas na pesquisa desenvolvida com alunos de uma licenciatura em Matemática de uma instituição particular de ensino, a partir da teoria de Zonas de Perfis de Significação, de Mortimer (1994, 1995, 2000), e de ideias de Usiskin (1995), além de concepções dos licenciandos, as quais surgiram a partir da análise dos dados coletados. As concepções dos estudantes puderam ser observadas também nos relatos que eles produziram, trazendo suas impressões sobre as atividades aplicadas, sobre o conceito de Variável e sobre considerações acerca do ensino da Álgebra nas Licenciaturas, que também fazem parte deste Guia. Toda esta discussão nos permitiu fazer inferências e sugerir uma proposta de formação de professores no sentido de que a Álgebra seja trabalhada, nas licenciaturas e nas formações continuadas, interligando os conceitos ao seu processo de ensino e aprendizagem e ao conteúdo de Álgebra da Educação Básica. Como possíveis impactos, esperamos que este Guia sirva de apoio a cursos de formação de professores de matemática e contribua para uma reflexão sobre mudanças no ensino e aprendizagem da Álgebra nas Licenciaturas em Matemática, de modo a contribuir para uma discussão sobre a Álgebra Escolar mais relacionada aos conceitos estudados na graduação e com maior ênfase aos significados dos conceitos algébricos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.039kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSignificadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de álgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
Título: dc.titleATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AO CONCEITO ALGÉBRICO DE VARIÁVEL: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, práticas educativas algébricaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons