Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANGELI, Mirian | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T13:47:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T13:47:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564046 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático, fruto da pesquisa de mestrado de Mirian Angeli, orientada pela professora Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva, é direcionado à formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Tanto professores da Licenciatura em Matemática, formadores de professores, bem como licenciandos, futuros professores e professores da Educação Básica em serviço, poderão usufruir deste material, no sentido de refletirem sobre o ensino e a aprendizagem da Álgebra. O significado atribuído por alunos e professores ao conceito de Variável é essencial para a construção do pensamento algébrico, e nosso trabalho de pesquisa aponta para o fato de que muitas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Álgebra estão relacionadas à falta de atribuição de significados aos conceitos algébricos. No sentido de trabalhar e refletir sobre o conceito de variável e seu significado, faremos, então, neste Guia, uma discussão sobre a importância de se atribuir significado a um conceito e sobre o papel de atividades investigativas neste processo. Neste material, apresentamos atividades utilizadas na pesquisa desenvolvida com alunos de uma licenciatura em Matemática de uma instituição particular de ensino, a partir da teoria de Zonas de Perfis de Significação, de Mortimer (1994, 1995, 2000), e de ideias de Usiskin (1995), além de concepções dos licenciandos, as quais surgiram a partir da análise dos dados coletados. As concepções dos estudantes puderam ser observadas também nos relatos que eles produziram, trazendo suas impressões sobre as atividades aplicadas, sobre o conceito de Variável e sobre considerações acerca do ensino da Álgebra nas Licenciaturas, que também fazem parte deste Guia. Toda esta discussão nos permitiu fazer inferências e sugerir uma proposta de formação de professores no sentido de que a Álgebra seja trabalhada, nas licenciaturas e nas formações continuadas, interligando os conceitos ao seu processo de ensino e aprendizagem e ao conteúdo de Álgebra da Educação Básica. Como possíveis impactos, esperamos que este Guia sirva de apoio a cursos de formação de professores de matemática e contribua para uma reflexão sobre mudanças no ensino e aprendizagem da Álgebra nas Licenciaturas em Matemática, de modo a contribuir para uma discussão sobre a Álgebra Escolar mais relacionada aos conceitos estudados na graduação e com maior ênfase aos significados dos conceitos algébricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.039kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Significados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AO CONCEITO ALGÉBRICO DE VARIÁVEL: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, práticas educativas algébricas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons