Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ADMIRAL, Tiago Destéffani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NICOLIN, Emmanuel Marcel Favre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:42:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:42:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564045 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante o ano de 2012, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências no Instituto Federal Fluminense, em Campos - RJ. O estudo se baseou na aplicação de diversas metodologias alternativas para o Ensino de Física. As práticas trabalhadas no decorrer do projeto estavam voltadas para o favorecimento da autonomia dos alunos, dando ênfase às práticas argumentativas objetivando a mudança conceitual. Os ganhos dessa pesquisa não se restringiram ao aprendizado conceitual, mas transcenderam para o campo pessoal conferindo aos alunos maior liberdade para participarem das aulas de Física, bem como expressarem suas opiniões e serem protagonistas em seu processo de aprendizado. Esse Guia Didático de Ciências configura-se como um resultado da pesquisa realizada, que propõe práticas pedagógicas, e possibilidades metodológicas para o ensino de Física. As propostas metodológicas apresentadas neste guia não compõem apenas informações pedagógicas procedimentais mas sugerem, sobretudo, o trabalho a partir de uma lógica focada no aprendizado do aluno, tendo como pressuposto seu conhecimento prévio e suas concepções. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.972kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas argumentativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino alternativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ENSINO DE FÍSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons