Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Adriane Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante os primeiros meses do ano de 2013, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental do sul do Espírito Santo. O estudo focou nos aspectos pedagógicos de um projeto que buscava investigar práticas pedagógicas em espaços educativos não formais, sob a orientação de um professor. Esse projeto teve a duração de dois meses e contou com a valiosa colaboração da FAPES (Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa do Espírito Santo) na concessão de bolsa de pesquisa e da Prefeitura Municipal de Anchieta que não mediu esforços para possibilitar a pesquisa. Percebemos que o projeto desenvolvido na perspectiva transdisciplinar, a partir de um minicurso de formação para professores da rede municipal, favoreceu ao docente oportunidade de realização de práticas pedagógicas alternativas, de modo a promover conexões com o mundo contemporâneo, conhecendo uma Ciência conectada com a realidade. É dessa perspectiva que se aumenta o potencial de uma educação crítica e emancipatória defendida por Paulo Freire. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma prática pedagógica inter/multidisciplinar complementar ao ensino regular de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. Essa proposta dá oportunidade de os professores de História e Ciências dialogarem com outras Ciências. Não temos a pretensão de apontar um caminho, mas de entregar aos professores da rede pública municipal e estadual uma proposta de material didático. Esse Guia sinaliza possibilidades de o professor da Educação Básica desenvolver práticas pedagógicas no Museu do Anchieta, tomando-o, não isoladamente, como parte de um amplo e complexo, que inclui o conjunto arquitetônico da N.S. da assunção, o manguezal em sua proximidade, a feição deltaica do Rio Benevente e o sítio arqueológico de seu entorno, remanescente do antigo assentamento jesuítico e da própria cidade. Tudo pode ser explorado de uma perspectiva transdisciplinar tanto em forma de pedagogia de projetos como em forma de seqüência de didáticas. O objetivo principal deste material é conduzir o professor no desenvolvimento de projetos escolares além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando a popularização da Ciência. Trata-se de uma proposta pedagógica construída para uma alfabetização científica na perspectiva da filosofia do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.437kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação museal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação no ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço de educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NO SÍTIO DE ANCHIETA-ES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, transdisciplinaridade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons