PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NO SÍTIO DE ANCHIETA-ES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Adriane Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T12:31:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T12:31:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564043-
Resumo: dc.description.abstractDurante os primeiros meses do ano de 2013, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental do sul do Espírito Santo. O estudo focou nos aspectos pedagógicos de um projeto que buscava investigar práticas pedagógicas em espaços educativos não formais, sob a orientação de um professor. Esse projeto teve a duração de dois meses e contou com a valiosa colaboração da FAPES (Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa do Espírito Santo) na concessão de bolsa de pesquisa e da Prefeitura Municipal de Anchieta que não mediu esforços para possibilitar a pesquisa. Percebemos que o projeto desenvolvido na perspectiva transdisciplinar, a partir de um minicurso de formação para professores da rede municipal, favoreceu ao docente oportunidade de realização de práticas pedagógicas alternativas, de modo a promover conexões com o mundo contemporâneo, conhecendo uma Ciência conectada com a realidade. É dessa perspectiva que se aumenta o potencial de uma educação crítica e emancipatória defendida por Paulo Freire. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma prática pedagógica inter/multidisciplinar complementar ao ensino regular de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. Essa proposta dá oportunidade de os professores de História e Ciências dialogarem com outras Ciências. Não temos a pretensão de apontar um caminho, mas de entregar aos professores da rede pública municipal e estadual uma proposta de material didático. Esse Guia sinaliza possibilidades de o professor da Educação Básica desenvolver práticas pedagógicas no Museu do Anchieta, tomando-o, não isoladamente, como parte de um amplo e complexo, que inclui o conjunto arquitetônico da N.S. da assunção, o manguezal em sua proximidade, a feição deltaica do Rio Benevente e o sítio arqueológico de seu entorno, remanescente do antigo assentamento jesuítico e da própria cidade. Tudo pode ser explorado de uma perspectiva transdisciplinar tanto em forma de pedagogia de projetos como em forma de seqüência de didáticas. O objetivo principal deste material é conduzir o professor no desenvolvimento de projetos escolares além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando a popularização da Ciência. Trata-se de uma proposta pedagógica construída para uma alfabetização científica na perspectiva da filosofia do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.437kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação musealpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediação no ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaço de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científicapt_BR
Título: dc.titlePROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NO SÍTIO DE ANCHIETA-ESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, transdisciplinaridadept_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons