APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA "AGRICULTURA E ALIMENTOS": UM ENFOQUE NO CULTIVO DA MANDIOCA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOTTZ, Patrícia Regina Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T14:13:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T14:13:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-01-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564038-
Resumo: dc.description.abstractO professor reflexivo é incansável na busca por novas metodologias de ensino que tornem o processo de ensino e aprendizagem mais atraente, significativo e motivador para seus alunos. Acredita em uma abordagem de ensino que envolva o cotidiano de seus alunos, tornando-o questionador, e participativo, de sua própria realidade à medida que a aprendizagem acontece. Em síntese, ensinar para este profissional é valorizar uma postura ativa do aluno na construção do conhecimento. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma metodologia de ensino que tem se mostrado uma opção inovadora e desafiadora para o professor que adota uma abordagem sociocultural nas suas aulas. No Brasil, a aplicação da ABRP na Educação Básica ainda é incipiente com poucos relatos de experiências e pesquisas na área. Muito do que se sabe aqui baseia-se nas experiências de Portugal. Daí a importância de guias e livros didáticos que sirvam de apoio ao professor que queira seguir esse tipo de abordagem. Um dos pressupostos da metodologia ABRP é ter como ponto de partida um problema sociocientífico que envolva o cotidiano dos alunos a fim de trazer maior significado, curiosidade e participação na busca da solução. A seleção do tema sociocientífico ‘Agricultura e alimentos’ com ênfase no cultivo da mandioca e na fabricação de seus derivados resultou na elaboração de dois cenários investigativos que foram articulados aos conteúdos de ciências com questões locais. Sabe-se que, muitas vezes, a dificuldade no planejamento de aulas a partir de temáticas advém da insegurança e medo gerados pelo abandono do livro didático e pela falta de suporte teórico e didático para a elaboração de textos de apoio e atividades a serem realizadas pelos alunos. Vê-se, pois, que o profissional que opta pelo trabalho com abordagem temática precisa contar com sugestões de referenciais bibliográficos e uma formação continuada na perspectiva de ensino para ABRP. Diante dessas razões, a elaboração deste Guia Didático de Ciências servirá para auxiliar o professor de Ciências da Educação Básica que deseja se familiarizar com a metodologia ABRP, desde seu processo de construção até a mediação na sala de aula. O professor também pode contar com outras possibilidades de elaboração de novos cenários investigativos com a temática ‘Agricultura e alimentos’ com foco no cultivo da mandioca e de como articulá-los com visitas às aldeias indígenas em Aracruz.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.742kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectABPpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturaispt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA "AGRICULTURA E ALIMENTOS": UM ENFOQUE NO CULTIVO DA MANDIOCApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação agrícolapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons