Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OTTZ, Patrícia Regina Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T14:13:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T14:13:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O professor reflexivo é incansável na busca por novas metodologias de ensino que tornem o processo de ensino e aprendizagem mais atraente, significativo e motivador para seus alunos. Acredita em uma abordagem de ensino que envolva o cotidiano de seus alunos, tornando-o questionador, e participativo, de sua própria realidade à medida que a aprendizagem acontece. Em síntese, ensinar para este profissional é valorizar uma postura ativa do aluno na construção do conhecimento. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma metodologia de ensino que tem se mostrado uma opção inovadora e desafiadora para o professor que adota uma abordagem sociocultural nas suas aulas. No Brasil, a aplicação da ABRP na Educação Básica ainda é incipiente com poucos relatos de experiências e pesquisas na área. Muito do que se sabe aqui baseia-se nas experiências de Portugal. Daí a importância de guias e livros didáticos que sirvam de apoio ao professor que queira seguir esse tipo de abordagem. Um dos pressupostos da metodologia ABRP é ter como ponto de partida um problema sociocientífico que envolva o cotidiano dos alunos a fim de trazer maior significado, curiosidade e participação na busca da solução. A seleção do tema sociocientífico ‘Agricultura e alimentos’ com ênfase no cultivo da mandioca e na fabricação de seus derivados resultou na elaboração de dois cenários investigativos que foram articulados aos conteúdos de ciências com questões locais. Sabe-se que, muitas vezes, a dificuldade no planejamento de aulas a partir de temáticas advém da insegurança e medo gerados pelo abandono do livro didático e pela falta de suporte teórico e didático para a elaboração de textos de apoio e atividades a serem realizadas pelos alunos. Vê-se, pois, que o profissional que opta pelo trabalho com abordagem temática precisa contar com sugestões de referenciais bibliográficos e uma formação continuada na perspectiva de ensino para ABRP. Diante dessas razões, a elaboração deste Guia Didático de Ciências servirá para auxiliar o professor de Ciências da Educação Básica que deseja se familiarizar com a metodologia ABRP, desde seu processo de construção até a mediação na sala de aula. O professor também pode contar com outras possibilidades de elaboração de novos cenários investigativos com a temática ‘Agricultura e alimentos’ com foco no cultivo da mandioca e de como articulá-los com visitas às aldeias indígenas em Aracruz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.742kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ABP | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada na resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA "AGRICULTURA E ALIMENTOS": UM ENFOQUE NO CULTIVO DA MANDIOCA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação agrícola | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons