EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SALA DE AULA: USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMORIM, Michelle Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorROSETTI JÚNIOR, Hélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T13:39:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T13:39:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-28-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564031-
Resumo: dc.description.abstractA situação econômica em que se encontra o país vem trazendo a tona a falta de educação financeira do brasileiro. O endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras tem sido alvo constante da mídia nacional. Pensando em contribuir para amenizar o analfabetismo financeiro da população trouxemos a proposta de levar a educação financeira para a sala de aula, de uma maneira que fosse bem próxima da realidade dos sujeitos de nossa pesquisa. Para o desenvolvimento da mesma usamos como campo de pesquisa uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo, durante os anos de 2013 e 2014. Nosso intuito foi levar informações de cunho financeiro próximos dos sujeitos de maneira que eles pudessem levar tais conhecimentos para além dos muros da escola para que pudessem desenvolver também um olhar crítico quanto ao crescente apelo das propagandas. Um dos problemas relatados pelos professores é a falta de material que trate de educação financeira nos livros didáticos. Sendo assim, procuramos produzir e levar esses assuntos para a sala de aula utilizando uma ferramenta, a nosso ver, muito eficaz, que é a sequência didática (SD). Elaboramos duas SD’s com temas que julgamos propícios para o momento. Tratamos inicialmente de salário bruto e salário líquido, que envolve assuntos como imposto de renda e INSS, que são relevantes para quem entra no mundo do trabalho e posteriormente levamos algumas propagandas de carros zero, com opções de financiamento e com a promessa de taxa zero. Essa última pode trazer a tona questões como a análise de uma propaganda, a questão do orçamento familiar, congestionamentos nas cidades, mobilidade urbana, entre outros. Esse Guia Didático surge como resultado de nossa pesquisa que trás como proposta a produção e aplicação de SD’s para o ensino da Educação Matemática Financeira nas salas de aula. Entendemos que tal assunto é inerente ao cotidiano de cada cidadão e que não deve ser deixado de lado por não estar presente nos livros didáticos. Trazemos aqui nossa proposta aplicada e comentada desde a construção das SD’s até os comentários dos alunos sobre essas aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.185kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SALA DE AULA: USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática crítica, práticas pedagógicas no ensino de matemática, educação matemática financeirapt_BR
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