Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MAIA, Christiane de Morais | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T11:56:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T11:56:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564025 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em busca de possibilidades educativas para meus alunos, precisei pensar e repensar a respeito da minha prática pedagógica. Foi necessário buscar caminhos para construir estratégias metodológicas que estivessem em consonância com minha visão sobre a educação. Penso que a escola possui diferentes papéis sociais; entre eles elejemos como de extrema importância a responsabilidade de proporcionar ao estudante situações que lhe permitam pensar reflexivamente de maneira criativa, relacional e complexa. Num ano em que mudanças políticas, com repercussões educacionais ainda em turbulência, trazem à tona incertezas para a escola pública e propostas de reconstrução para a Educação Básica, esse material paradidático foi construído com o propósito de viabilizar ações pedagógicas para a construção de um pensar crítico nas escolas. Assim, fruto da pesquisa de mestrado intitulada “História, Matemática e Ciências no Ensino Fundamental: proposta interdisciplinar em busca de um pensar crítico”, nasceu essa publicação. Com a singela pretensão de oferecer aos professores/pesquisadores, profissionais ou estudantes, caminhos de apoio para se enveredar no universo da interdisciplinaridade como alternativa para o desenvolvimento do pensar crítico. Na primeira parte deste paradidático, apresentaremos de forma resumida algumas das ideias e teorias que nortearam a construção das atividades desenvolvidas durante a pesquisa. Em seguida apresentamos os Planos de Ação/Intervenção pedagógicos construídos coletivamente com professores de Matemática, Ciências e História. Algumas das atividades planejadas interdisciplinarmente e aqui disponibilizadas foram trabalhados em salas de aula de uma escola pública. Junto com as propostas de trabalho, pontuamos dicas para evitar contratempos e outras ideias alternativas para que esses planos possam ser adaptados também a escolas de qualquer lugar do Brasil. No fim de cada proposta de ação, indicaremos quais as características do pensar crítico são possíveis de abordar/alcançar/despertar com o desenvolvimento das atividades. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 211.631kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensar crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | - |
Título: dc.title | AÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE MUDANÇAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino, Educação matemática e científica | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: