AÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE MUDANÇAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorMAIA, Christiane de Morais-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Lígia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T11:56:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T11:56:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-12-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemática-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564025-
Resumo: dc.description.abstractEm busca de possibilidades educativas para meus alunos, precisei pensar e repensar a respeito da minha prática pedagógica. Foi necessário buscar caminhos para construir estratégias metodológicas que estivessem em consonância com minha visão sobre a educação. Penso que a escola possui diferentes papéis sociais; entre eles elejemos como de extrema importância a responsabilidade de proporcionar ao estudante situações que lhe permitam pensar reflexivamente de maneira criativa, relacional e complexa. Num ano em que mudanças políticas, com repercussões educacionais ainda em turbulência, trazem à tona incertezas para a escola pública e propostas de reconstrução para a Educação Básica, esse material paradidático foi construído com o propósito de viabilizar ações pedagógicas para a construção de um pensar crítico nas escolas. Assim, fruto da pesquisa de mestrado intitulada “História, Matemática e Ciências no Ensino Fundamental: proposta interdisciplinar em busca de um pensar crítico”, nasceu essa publicação. Com a singela pretensão de oferecer aos professores/pesquisadores, profissionais ou estudantes, caminhos de apoio para se enveredar no universo da interdisciplinaridade como alternativa para o desenvolvimento do pensar crítico. Na primeira parte deste paradidático, apresentaremos de forma resumida algumas das ideias e teorias que nortearam a construção das atividades desenvolvidas durante a pesquisa. Em seguida apresentamos os Planos de Ação/Intervenção pedagógicos construídos coletivamente com professores de Matemática, Ciências e História. Algumas das atividades planejadas interdisciplinarmente e aqui disponibilizadas foram trabalhados em salas de aula de uma escola pública. Junto com as propostas de trabalho, pontuamos dicas para evitar contratempos e outras ideias alternativas para que esses planos possam ser adaptados também a escolas de qualquer lugar do Brasil. No fim de cada proposta de ação, indicaremos quais as características do pensar crítico são possíveis de abordar/alcançar/despertar com o desenvolvimento das atividades.-
Tamanho: dc.format.extent211.631kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectPensar crítico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Título: dc.titleAÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE MUDANÇAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino, Educação matemática e científica-
Aparece nas coleções:Ensino