Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Rurdiney da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSETTI JÚNIOR, Hélio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T11:33:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T11:33:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material destina-se aos professores de Matemática da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciatura Plena em Matemática que desejam trabalhar com atividades de ensino voltadas para Educação Matemática Financeira no ensino médio, de forma a aproximar a Matemática escolar da Matemática presente no cotidiano dos estudantes. Registramos neste livreto uma proposta para o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos no contexto da Matemática Financeira. Neste caderno, apresentamos sugestões elaboradas a partir das atividades vivenciadas por estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual, realizadas como parte da investigação que culminou na dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, sob o título “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: construção de atividades envolvendo cálculo do custo de vida”. Essas atividades foram estabelecidas visando oferecer uma dimensão crítica à Educação Matemática e proporcionar oportunidades de envolver os estudantes em ação e reflexão por meio da Matemática. As atividades presentes neste guia encontram-se na linha da Educação Matemática Crítica e é uma proposta alternativa para o ensino de Matemática Financeira, que usa o estudo do custo de vida e os conceitos relacionados ao estudo. Além disso, as atividades foram desenvolvidas na perspectiva da Modelagem Matemática, evidenciando a característica da natureza da descoberta matemática. Ao compartilhar nossas experiências temos a expectativa de que possam contribuir com a prática pedagógica nas salas de aula, de modo que o ensino de Matemática se torne agente na formação do ser humano para exercício pleno e consciente da cidadania. Esperamos ainda, que este guia seja um material de apoio para complementar as atividades de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática para o ensino médio, e também seja inspiração para fomentar novas atividades. Para isso, nas seções seguintes, de forma sucinta, abordaremos a pesquisa de mestrado que culminou na construção deste guia, e também, as teorias que a subsidiaram, finalizando com as atividades didáticas propostas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.226kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Custo de vida | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CUSTO DE VIDA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, educação crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons