EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CUSTO DE VIDA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Rurdiney da-
Autor(es): dc.contributor.authorROSETTI JÚNIOR, Hélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T11:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T11:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564024-
Resumo: dc.description.abstractEste material destina-se aos professores de Matemática da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciatura Plena em Matemática que desejam trabalhar com atividades de ensino voltadas para Educação Matemática Financeira no ensino médio, de forma a aproximar a Matemática escolar da Matemática presente no cotidiano dos estudantes. Registramos neste livreto uma proposta para o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos no contexto da Matemática Financeira. Neste caderno, apresentamos sugestões elaboradas a partir das atividades vivenciadas por estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual, realizadas como parte da investigação que culminou na dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, sob o título “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: construção de atividades envolvendo cálculo do custo de vida”. Essas atividades foram estabelecidas visando oferecer uma dimensão crítica à Educação Matemática e proporcionar oportunidades de envolver os estudantes em ação e reflexão por meio da Matemática. As atividades presentes neste guia encontram-se na linha da Educação Matemática Crítica e é uma proposta alternativa para o ensino de Matemática Financeira, que usa o estudo do custo de vida e os conceitos relacionados ao estudo. Além disso, as atividades foram desenvolvidas na perspectiva da Modelagem Matemática, evidenciando a característica da natureza da descoberta matemática. Ao compartilhar nossas experiências temos a expectativa de que possam contribuir com a prática pedagógica nas salas de aula, de modo que o ensino de Matemática se torne agente na formação do ser humano para exercício pleno e consciente da cidadania. Esperamos ainda, que este guia seja um material de apoio para complementar as atividades de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática para o ensino médio, e também seja inspiração para fomentar novas atividades. Para isso, nas seções seguintes, de forma sucinta, abordaremos a pesquisa de mestrado que culminou na construção deste guia, e também, as teorias que a subsidiaram, finalizando com as atividades didáticas propostas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.226kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCusto de vidapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CUSTO DE VIDApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, educação críticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons