O ENSINO DE QUÍMICA E A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL, REALIZADO NO IFES - CAMPUS VILA VELHA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Welinton-
Autor(es): dc.contributor.authorCOMARÚ, Michele Waltz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T11:24:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T11:24:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-30-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564023-
Resumo: dc.description.abstractO Ifes Campus Vila Velha realizou um minicurso em parceria com os programas de Mestrado Profissional no Ensino de Química – Profqui (Ifes), Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – Educimat (Cefor), Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica – PPGEEB (Ufes São Mateus) e Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação – PPGMPE (Ufes). O minicurso teve como objetivo debater com licenciandos e professores de Química questões relacionadas à inclusão de alunos com deficiência visual e com outras deficiências, transtornos ou altas habilidades. As políticas de inclusão escolar de pessoas com deficiência têm como marco a Declaração de Salamanca. No Brasil, a Constituição Federal, de 1988, afirma que a “Educação é Direito de Todos e Dever da Família e do Estado”, o que amplia e muito a presença de alunos surdos, cegos ou com outras deficiências nas diversas instituições escolares e nos diferentes níveis e modalidades. Todavia, é preciso salientar que, apesar do acesso de muitos alunos com deficiência à universidade, ainda se percebe grandes lacunas para uma inclusão efetiva desses alunos. Assim, formar professores que promovam uma inclusão ampla e realista daqueles que apresentam alguma NEE é um desafio da educação e também dos cursos de licenciatura, entre eles, a Licenciatura em Química. Diante desse cenário, é preciso perguntar: Como tem sido feita a formação de professores de Química para que estejam aptos a promover a inclusão escolar de todos, independentemente de suas diferenças? O Minicurso procurou responder, nas palestras realizadas, alguns questionamentos de profissionais da educação, principalmente professores que atuam na área de química e alunos da licenciatura em Química, relacionados ao ensino de Química aos alunos com Deficiência Visual (denominados alunos cegos) na rede regular de ensino para que, por meio de ações concretas, esses alunos possam ser incluídos no sistema escolar. Este relatório contém as etapas de planejamento e execução do I MINICURSO DE ENSINO DE QUÍMICA E A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL REALIZADO NO IFES CAMPUS VILA VELHA / ES. É o Produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, bem como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências e Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.706kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE QUÍMICA E A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL, REALIZADO NO IFES - CAMPUS VILA VELHApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação inclusivapt_BR
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