Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALKIMIM, Edson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:25:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:25:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564022 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse guia didático, produto final da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação EDUCIMAT / IFES, é fruto de estudos de pesquisa numa sala de aula do primeiro ano do ensino médio, na qual procuramos entender os mecanismos de transposição didática do conceito de função, baseados na didática da matemática da linha francesa de Yves Chevallard (1991), das representações semióticas de Raimond Duval (2011; 2012) e do rigor do conceito fundamental de função de Bento Jesus Caraça (2010). Partindo do pressuposto de que nos formamos na ação, a intenção deste guia é convidá-los a refletir sobre de que forma podemos usar as diversas representações, ao se fazer a transposição didática do conceito de função. Veremos que essa relação existente entre as representações semióticas e a transposição didática é importantíssima para uma construção significativa deste conceito. Desse modo, apresentamos recomendações didático-pedagógicas para auxiliar o professor na transposição didática do conceito de função, com a finalidade de dar uma ampla visão e apoio para a introdução desse conceito em salas de aula de primeiro ano do ensino médio. É necessário que o professor vá se situando em cada momento apresentado, bem como nos diferentes estágios e circunstâncias da proposta. Nesta proposta, primeiramente, é necessário reconhecer que a matemática se apresenta impregnada de diferentes aspectos da vida real e em situações significativas. Um segundo reconhecimento é a necessidade de provocar o desenvolvimento do conceito de função pelos próprios alunos, enfatizando a passagem pelas diversas representações. Esperamos que este guia provoque momentos de dúvidas, desafios, aventuras e, acima de tudo, alegria e satisfação diante da oportunidade de expandir seus limites. Pensando neste sentido, o convidamos para refletir sobre o fazer pedagógico disciplinar do professor de matemática, relacionado à introdução do conceito de função. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.396kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de matemática, práticas didático-pedagógicas, representação semiótica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons