REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALKIMIM, Edson-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T12:25:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T12:25:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-24-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564022-
Resumo: dc.description.abstractEsse guia didático, produto final da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação EDUCIMAT / IFES, é fruto de estudos de pesquisa numa sala de aula do primeiro ano do ensino médio, na qual procuramos entender os mecanismos de transposição didática do conceito de função, baseados na didática da matemática da linha francesa de Yves Chevallard (1991), das representações semióticas de Raimond Duval (2011; 2012) e do rigor do conceito fundamental de função de Bento Jesus Caraça (2010). Partindo do pressuposto de que nos formamos na ação, a intenção deste guia é convidá-los a refletir sobre de que forma podemos usar as diversas representações, ao se fazer a transposição didática do conceito de função. Veremos que essa relação existente entre as representações semióticas e a transposição didática é importantíssima para uma construção significativa deste conceito. Desse modo, apresentamos recomendações didático-pedagógicas para auxiliar o professor na transposição didática do conceito de função, com a finalidade de dar uma ampla visão e apoio para a introdução desse conceito em salas de aula de primeiro ano do ensino médio. É necessário que o professor vá se situando em cada momento apresentado, bem como nos diferentes estágios e circunstâncias da proposta. Nesta proposta, primeiramente, é necessário reconhecer que a matemática se apresenta impregnada de diferentes aspectos da vida real e em situações significativas. Um segundo reconhecimento é a necessidade de provocar o desenvolvimento do conceito de função pelos próprios alunos, enfatizando a passagem pelas diversas representações. Esperamos que este guia provoque momentos de dúvidas, desafios, aventuras e, acima de tudo, alegria e satisfação diante da oportunidade de expandir seus limites. Pensando neste sentido, o convidamos para refletir sobre o fazer pedagógico disciplinar do professor de matemática, relacionado à introdução do conceito de função.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.396kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino públicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de matemática, práticas didático-pedagógicas, representação semióticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons