Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Roberta Ressurreição | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CÔCO, Dilza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T11:21:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T11:21:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564002 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é uma proposta de formação docente voltada para o ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio da apresentação, discussão e reflexão de práticas pedagógicas que abordam a inicialização ao estudo da geometria a partir da vivência com objetos do cotidiano, apresentamos atividades que podem ser utilizadas por professores desse nível de ensino com seus alunos em sala de aula. Produto educacional da pesquisa de mestrado profissional do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), este guia é resultado de estudos realizados com professoras dos anos iniciais das redes públicas de ensino da Grande Vitória. Essas professoras participaram dos encontros de formação continuada promovidos pelo curso de extensão “Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental” (Gaief), ofertado pelo Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem) e vinculado ao programa de extensão "Formação continuada de professores que ensinam matemática". Destacamos que o Gaief foi o primeiro dos vários cursos desse programa executado desde 2015. O curso, desenvolvido no Laboratório de ensino e matemática (LEM) do Ifes campus Vitória, proporcionou o movimento de discussão de conceitos geométricos durante os encontros de formação, no decurso dos quais as professoras tiveram a oportunidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem de geometria, além de possibilitar a reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Com base nessas reflexões, construímos um guia didático que possibilitasse a professores e demais interessados atividades que podem auxiliar o ensino de geometria nos anos iniciais. Sugerimos ainda materiais que foram utilizados nessa construção e que servirão de apoio caso o leitor queira aprofundar-se no assunto em desenvolvimento. Sobre o título do guia: a ideia surgiu depois de ter conhecido o livro Clact, Clact, Clact, das autoras Liliana e Michele Iacocca, pela interpretação da contadora de histórias e mestranda do Educimat Marinalva Conceição de Souza (Nalvinha). Baseado na história das atitudes frustradas de uma tesoura em querer separar figuras pela cor, o título foi escolhido, ao identificarmos relação da história da tesoura com atividades de agrupamento de sólidos geométricos realizadas pelas professoras durante alguns encontros de formação. Verificamos tal semelhança, pois, quando várias acreditavam que haviam terminado de agrupar os sólidos geométricos dispostos no LEM, conforme discussão e consentimento do grupo, alguém fazia uma pergunta, e... Clact, Clact, Clact, novamente elas percebiam que havia a necessidade ou possibilidade de realizar novos agrupamentos. Essa relação foi realizada em outros encontros durante a formação. Assim, como forma de homenagem ao livro e à proposta da autora, colocamos no nosso título parte do nome do livro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.501kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | CLACT, CLACT: GEOMETRIA E PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, geometria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons