MATEMÁTICA BÁSICA PARA O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO INTEGRADO COM ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, Ana Ligia Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alex Jordane de-
Autor(es): dc.contributor.authorZOCOLOTTI, Alexandre Krüger-
Autor(es): dc.contributor.authorROSA, Arion Bastos da-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSER, Marisa Cruz-
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Solange Taranto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T11:17:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T11:17:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-30-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564001-
Resumo: dc.description.abstractCriar materiais que integrem as diversas áreas de conhecimento segue como um dos desafios a serem superados por aqueles que atuam em cursos técnicos. O material que ora apresentamos representa a tentativa de fazer essa integração em uma turma do primeiro período de um Curso Técnico de Segurança do Trabalho Integrado com Ensino Médio para Jovens e Adultos. A inserção da disciplina de Matemática no primeiro período desse curso tem por objetivo proporcionar momentos de resgate de alguns conceitos básicos. Por isso, algumas questões que compõem este trabalho abordam conteúdos relacionados à disciplina de Fundamentos da Segurança do Trabalho. A intenção é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de compreender a inserção da Matemática no cotidiano do profissional dessa área. Trata-se de um Produto Educacional composta por atividades com características específicas que possam proporcionar aos alunos do PROEJA oportunidade de interagir, dialogar, discutir e pensar criticamente sobre conceitos matemáticos e suas contribuições em outras áreas de conhecimento, especialmente a profissional. Para elaboração das atividades utilizamos princípios metodológicos e conceituais que direcionam a Educação de Jovens e Adultos, consultamos atividades inerentes às áreas técnica e de Matemática, o que nos possibilitou a realização de adaptações de algumas questões já existentes em materiais didáticos de Matemática construídos por professores de Matemática do Ifes, membros do Grupo de Educação Matemática do Proeja Ifes/Campus Vitória. Entendemos que todo material a ser usado deve ser adaptado às especificidades da turma com a qual o professor irá trabalhar. Por isso, acreditamos que esse produto educacional pode servir de estímulo para que outros sejam criados, sempre com o mesmo objetivo: integrar as diversas áreas de conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.417kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProejapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integradopt_BR
Título: dc.titleMATEMÁTICA BÁSICA PARA O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO INTEGRADO COM ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons