Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, Ana Ligia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alex Jordane de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ZOCOLOTTI, Alexandre Krüger | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, Arion Bastos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSER, Marisa Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Solange Taranto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T11:17:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T11:17:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564001 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Criar materiais que integrem as diversas áreas de conhecimento segue como um dos desafios a serem superados por aqueles que atuam em cursos técnicos. O material que ora apresentamos representa a tentativa de fazer essa integração em uma turma do primeiro período de um Curso Técnico de Segurança do Trabalho Integrado com Ensino Médio para Jovens e Adultos. A inserção da disciplina de Matemática no primeiro período desse curso tem por objetivo proporcionar momentos de resgate de alguns conceitos básicos. Por isso, algumas questões que compõem este trabalho abordam conteúdos relacionados à disciplina de Fundamentos da Segurança do Trabalho. A intenção é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de compreender a inserção da Matemática no cotidiano do profissional dessa área. Trata-se de um Produto Educacional composta por atividades com características específicas que possam proporcionar aos alunos do PROEJA oportunidade de interagir, dialogar, discutir e pensar criticamente sobre conceitos matemáticos e suas contribuições em outras áreas de conhecimento, especialmente a profissional. Para elaboração das atividades utilizamos princípios metodológicos e conceituais que direcionam a Educação de Jovens e Adultos, consultamos atividades inerentes às áreas técnica e de Matemática, o que nos possibilitou a realização de adaptações de algumas questões já existentes em materiais didáticos de Matemática construídos por professores de Matemática do Ifes, membros do Grupo de Educação Matemática do Proeja Ifes/Campus Vitória. Entendemos que todo material a ser usado deve ser adaptado às especificidades da turma com a qual o professor irá trabalhar. Por isso, acreditamos que esse produto educacional pode servir de estímulo para que outros sejam criados, sempre com o mesmo objetivo: integrar as diversas áreas de conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.417kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proeja | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
Título: dc.title | MATEMÁTICA BÁSICA PARA O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO INTEGRADO COM ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons