SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEMATIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Rodolfo Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T11:10:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T11:10:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-25-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564000-
Resumo: dc.description.abstractO presente guia foi originado de uma pesquisa realizada no ano de 2015 na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Germano André Lube”, localizada no bairro de Jacaraípe no município da Serra-ES. Esta pesquisa que originou este guia teve como objetivo final a proposição de uma sequência didática interdisciplinar que contemple a cultura corporal em dimensões frequentemente negligenciadas pelos currículos escolares da educação básica. Nossa motivação foi a necessidade de se buscar vias alternativas para o tratamento da cultura corporal em suas nuances científicas que foram despojadas ao longo dos anos. Para isto, buscamos ampliar o conceito de cultura corporal, considerando como expressão de linguagem, a vivência da imagem corporal em diversos contextos. Na concretização desta proposta, a cultura corporal foi tratada sob o olhar interdisciplinar, neste caso, o professor de educação física foio mediador da cultura corporal, favorecendo o diálogo entre as disciplinas de História, Geografia, Artes, Ciências e Ensino Religioso, O ponto de partida para as discussões provocadas por esta sequência tem como elementos fundamentais alguns meios de divulgação científica como textos e documentários. Conforme apresentado na referida pesquisa, estas fontes são capazes de provocar a curiosidade adormecida dos alunos, despertando seu pensamento crítico-científico conduzindo-o a uma investigação epistemológica sobre o objeto de estudo. Portanto, este produto educativo sugere uma prática de ensino interdisciplinar com utilização de recursos da divulgação científica a serem utilizados nas aulas das disciplinas citadas anteriormente, tendo como eixo o conceito de cultura corporal, normalmente abordado pela disciplina de Educação Física. Neste caso, nossa metodologia foi orientada pelo uso do tempo/espaço das disciplinas que foram necessárias para a composição da teia epistemológica proposta para este guia. A participação da disciplina de Educação Física se deu através de um processo de mediação com as demais disciplinas, caracterizado pela presença do professor de Educação Física em todas as aulas da sequência didática proposta aqui. Assim, nossa sugestão é de que em todos os encontros previstos haja a presença de dois professores que atuarão de forma interdisciplinar, somando seus conhecimentos e formando novos conceitos que não seriam possíveis se tomados isoladamente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.537kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura corporalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEMATIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons