Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Rodolfo Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T11:10:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T11:10:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564000 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente guia foi originado de uma pesquisa realizada no ano de 2015 na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Germano André Lube”, localizada no bairro de Jacaraípe no município da Serra-ES. Esta pesquisa que originou este guia teve como objetivo final a proposição de uma sequência didática interdisciplinar que contemple a cultura corporal em dimensões frequentemente negligenciadas pelos currículos escolares da educação básica. Nossa motivação foi a necessidade de se buscar vias alternativas para o tratamento da cultura corporal em suas nuances científicas que foram despojadas ao longo dos anos. Para isto, buscamos ampliar o conceito de cultura corporal, considerando como expressão de linguagem, a vivência da imagem corporal em diversos contextos. Na concretização desta proposta, a cultura corporal foi tratada sob o olhar interdisciplinar, neste caso, o professor de educação física foio mediador da cultura corporal, favorecendo o diálogo entre as disciplinas de História, Geografia, Artes, Ciências e Ensino Religioso, O ponto de partida para as discussões provocadas por esta sequência tem como elementos fundamentais alguns meios de divulgação científica como textos e documentários. Conforme apresentado na referida pesquisa, estas fontes são capazes de provocar a curiosidade adormecida dos alunos, despertando seu pensamento crítico-científico conduzindo-o a uma investigação epistemológica sobre o objeto de estudo. Portanto, este produto educativo sugere uma prática de ensino interdisciplinar com utilização de recursos da divulgação científica a serem utilizados nas aulas das disciplinas citadas anteriormente, tendo como eixo o conceito de cultura corporal, normalmente abordado pela disciplina de Educação Física. Neste caso, nossa metodologia foi orientada pelo uso do tempo/espaço das disciplinas que foram necessárias para a composição da teia epistemológica proposta para este guia. A participação da disciplina de Educação Física se deu através de um processo de mediação com as demais disciplinas, caracterizado pela presença do professor de Educação Física em todas as aulas da sequência didática proposta aqui. Assim, nossa sugestão é de que em todos os encontros previstos haja a presença de dois professores que atuarão de forma interdisciplinar, somando seus conhecimentos e formando novos conceitos que não seriam possíveis se tomados isoladamente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.537kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura corporal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEMATIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons