Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Maria do Carmo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Jr, Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Liu, Andréa Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:33:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-04T14:33:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria do Carmo de Castro - Produto educacional - 1780549 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563972 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material apresentado como Produto Educacional é parte integrante do trabalho de pesquisa intitulado “Análise de uma Sequência Didática com enfoque CTS e Ensino por Investigação a partir da temática “Água potável”, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob a orientação dos professores doutores Pedro Miranda Junior e Andrea Santos Liu. Nosso Produto Educacional foi construído a partir de algumas atividades realizadas no âmbito da dissertação de mestrado profissional defendida em 2019, cujo objetivo foi contribuir com o Ensino de Química, pesquisando potencialidades e desafios em novas formas de abordar essa disciplina, dentro e fora da sala de aula convencional. A escolha da Abordagem CTS para pesquisa teve como critério as potencialidades que ela apresenta para o Ensino de Química, como a valorização do conhecimento científico na resolução de problemas socioambientais no cotidiano, a promoção da reflexão e o pensamento crítico em sala de aula, e principalmente o desenvolvimento da alfabetização científica para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade (SANTOS; SCHNETZLER, 2015). Além da abordagem CTS, utilizamos os pressupostos teóricos e práticos do Ensino por Investigação para elaborar a Sequência Didática (SD) proposta como Produto Educacional. Nesse contexto, a SD foi planejada e aplicada na forma de uma SEI (Sequência de Ensino Investigativa), que segundo Carvalho (2013) refere-se a uma sequência de aulas planejadas e estruturadas na intenção da construção do conhecimento científico pelo próprio aluno, por meio da investigação e descobertas. No presente Produto Educacional, a SD retratou “A aparência e a clarificação da água”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1203KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | água | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática com enfoque CTS e em Ensino por Investigação: Aparência e Clarificação da Água | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria do Carmo de Castro - Produto educacional - 1780549.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563972/2/Maria do Carmo de Castro - Produto educacional - 1780549.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons