Sequência Didática com enfoque CTS e em Ensino por Investigação: Aparência e Clarificação da Água

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Maria do Carmo-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Jr, Pedro-
Autor(es): dc.contributor.authorLiu, Andréa Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-04T14:33:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-04T14:33:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
identificador: dc.identifier.otherMaria do Carmo de Castro - Produto educacional - 1780549pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563972-
Resumo: dc.description.abstractO material apresentado como Produto Educacional é parte integrante do trabalho de pesquisa intitulado “Análise de uma Sequência Didática com enfoque CTS e Ensino por Investigação a partir da temática “Água potável”, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob a orientação dos professores doutores Pedro Miranda Junior e Andrea Santos Liu. Nosso Produto Educacional foi construído a partir de algumas atividades realizadas no âmbito da dissertação de mestrado profissional defendida em 2019, cujo objetivo foi contribuir com o Ensino de Química, pesquisando potencialidades e desafios em novas formas de abordar essa disciplina, dentro e fora da sala de aula convencional. A escolha da Abordagem CTS para pesquisa teve como critério as potencialidades que ela apresenta para o Ensino de Química, como a valorização do conhecimento científico na resolução de problemas socioambientais no cotidiano, a promoção da reflexão e o pensamento crítico em sala de aula, e principalmente o desenvolvimento da alfabetização científica para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade (SANTOS; SCHNETZLER, 2015). Além da abordagem CTS, utilizamos os pressupostos teóricos e práticos do Ensino por Investigação para elaborar a Sequência Didática (SD) proposta como Produto Educacional. Nesse contexto, a SD foi planejada e aplicada na forma de uma SEI (Sequência de Ensino Investigativa), que segundo Carvalho (2013) refere-se a uma sequência de aulas planejadas e estruturadas na intenção da construção do conhecimento científico pelo próprio aluno, por meio da investigação e descobertas. No presente Produto Educacional, a SD retratou “A aparência e a clarificação da água”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1203KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectáguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática com enfoque CTS e em Ensino por Investigação: Aparência e Clarificação da Águapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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