UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DO SMARTPHONE PARA O ENSINO DE FÍSICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFagundes, Francisco de Assis-
Autor(es): dc.contributor.authorKillner, Gustavo Isaac-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-04T14:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-04T14:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-14-
identificador: dc.identifier.otherFrancisco de Assis Fagundes -Produto educacional - 1780654pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563970-
Resumo: dc.description.abstractEste material consiste em uma sequência didática para ensinar os conceitos da Cinemática – queda livre – nas aulas de Física para alunos do ensino médio, utilizando o smartphone como tecnologia educacional. O tutorial aqui apresentado analisou as imagens como produto de uma série de atividades elaboradas pelo pesquisador para aplicação de um modelo de ensino, permitindo ao professor que esteja disposto a mudar sua prática docente romper com o modelo tradicional, por meio de um processo de ensino/aprendizagem que incorpore a experimentação e o uso de novas tecnologias, exibindo passo a passo o funcionamento dos aplicativos instalados nos smartphones, trazendo aspectos importantes no lançamento de projéteis. As atividades aqui propostas estão divididas em seis blocos. No primeiro, objetivando conhecer a conectividade, a interatividade e a familiaridade dos alunos com os dispositivos tecnológicos, aplica-se como atividade problematizadora, uma investigação inicial sobre o uso de smartphones em sala de aula, como sugestão através do estudo dos estados físicos da matéria. No segundo momento, realiza-se uma avaliação diagnóstica relativa ao ensino de física, referenciada no PCNEM destacando algumas áreas do conhecimento a serem desenvolvidas, associando métodos científicos no lançamento vertical. No terceiro momento, ocorre o desenvolvimento das atividades didáticas em sala de aula, com ação mediadora do professor de Física. Tais atividades perpassam pelo estudo da cinemática da queda livre com o uso do smartphone em um ambiente escolar, ou seja, numa sala de aula equipada com lousa, mesa, cadeiras, bola e notebook. No quarto momento, após a atividade em sala de aula, aplica-se o pós-teste e um questionário sobre a importância das tecnologias associadas ao estudo de Física com dispositivos móveis na análise das imagens geradas pelos dispositivos dos smartphones. No quinto momento, realiza-se um pós-teste de longa duração com intuito de avaliar se a aprendizagem dos conceitos foi mecânica ou significativa. Por fim, o sexto momento faz-se uma análise global dos dados. O material aqui apresentado é fruto do trabalho no Curso de Mestrado sob a orientação do Prof. Dr Gustavo Isaac Killner, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Particularidades do desenvolvimento, métodos utilizados, exposição de todas as atividades utilizadas na íntegra, bem como o levantamento das aplicações deste trabalho podem ser encontrados na dissertação de Francisco de Assis Fagundes com o mesmo título deste trabalho de pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent605KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsmartphonept_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DO SMARTPHONE PARA O ENSINO DE FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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