
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fagundes, Francisco de Assis | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Killner, Gustavo Isaac | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:13:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-04T14:13:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Francisco de Assis Fagundes -Produto educacional - 1780654 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563970 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material consiste em uma sequência didática para ensinar os conceitos da Cinemática – queda livre – nas aulas de Física para alunos do ensino médio, utilizando o smartphone como tecnologia educacional. O tutorial aqui apresentado analisou as imagens como produto de uma série de atividades elaboradas pelo pesquisador para aplicação de um modelo de ensino, permitindo ao professor que esteja disposto a mudar sua prática docente romper com o modelo tradicional, por meio de um processo de ensino/aprendizagem que incorpore a experimentação e o uso de novas tecnologias, exibindo passo a passo o funcionamento dos aplicativos instalados nos smartphones, trazendo aspectos importantes no lançamento de projéteis. As atividades aqui propostas estão divididas em seis blocos. No primeiro, objetivando conhecer a conectividade, a interatividade e a familiaridade dos alunos com os dispositivos tecnológicos, aplica-se como atividade problematizadora, uma investigação inicial sobre o uso de smartphones em sala de aula, como sugestão através do estudo dos estados físicos da matéria. No segundo momento, realiza-se uma avaliação diagnóstica relativa ao ensino de física, referenciada no PCNEM destacando algumas áreas do conhecimento a serem desenvolvidas, associando métodos científicos no lançamento vertical. No terceiro momento, ocorre o desenvolvimento das atividades didáticas em sala de aula, com ação mediadora do professor de Física. Tais atividades perpassam pelo estudo da cinemática da queda livre com o uso do smartphone em um ambiente escolar, ou seja, numa sala de aula equipada com lousa, mesa, cadeiras, bola e notebook. No quarto momento, após a atividade em sala de aula, aplica-se o pós-teste e um questionário sobre a importância das tecnologias associadas ao estudo de Física com dispositivos móveis na análise das imagens geradas pelos dispositivos dos smartphones. No quinto momento, realiza-se um pós-teste de longa duração com intuito de avaliar se a aprendizagem dos conceitos foi mecânica ou significativa. Por fim, o sexto momento faz-se uma análise global dos dados. O material aqui apresentado é fruto do trabalho no Curso de Mestrado sob a orientação do Prof. Dr Gustavo Isaac Killner, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Particularidades do desenvolvimento, métodos utilizados, exposição de todas as atividades utilizadas na íntegra, bem como o levantamento das aplicações deste trabalho podem ser encontrados na dissertação de Francisco de Assis Fagundes com o mesmo título deste trabalho de pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 605KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | smartphone | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologia educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DO SMARTPHONE PARA O ENSINO DE FÍSICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Francisco de Assis Fagundes -Produto educacional - 1780654.pdf | 604.96 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563970/2/Francisco de Assis Fagundes -Produto educacional - 1780654.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons