Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Wagner Moisés | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Perticarrari, André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-04T13:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-04T13:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Wagner Moises Costa_2018_Produto_IFSP | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563967 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto final desta dissertação é resultado das intervenções realizadas durante mediação do professor com o uso da articulação de livro didático de biologia e texto de divulgação científica com acesso pela internet, relacionados à compreensão de ciclos biogeoquímicos para o ensino médio. Trata-se de uma proposta de intervenção articulando TDC, LD com o caderno do professor de biologia da 1ª série do ensino médio vol.1, situação de aprendizagem 8 - Cadeia Alimentar, Ciclo do Carbono e os Seres Humanos – Etapa 3 (pp. 90-93), que contempla o desenvolvimento de competências e habilidades como: ler e interpretar textos e esquemas; reconhecer atividades humanas que afetam o ambiente; identificar atitudes individuais que possam minimizar o impacto ambiental; mobilizar e relacionar conceitos estudados em outras situações; integrar informações em textos (SEE/SP, 2014, p. 86). Desta maneira contemporizar a mediação do professor ao Programa São Paulo faz escola. Para tanto, foram utilizados o texto de divulgação científica “Mudança climática global e o Brasil” de autoria de Simon Torok, encontrado na internet no site http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=924&sid=9 Acesso em 24 julho 2018, articulado ao livro didático “Biologia em contexto – 1 Do Universo as células vivas” dos autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho, Editora Moderna 1ª edição 2013, Capitulo 4 – Os ciclos da matéria (pp. 72-82) e Capítulo 8 – A humanidade e o ambiente (pp. 152-168). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 568KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | proposta didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciclo do carbono | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | divulgação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo faz escola | pt_BR |
Título: dc.title | Ciclo do Carbono | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wagner Moises Costa_2018_Produto_IFSP.pdf | 567,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563967/2/Wagner Moises Costa_2018_Produto_IFSP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons