INVESTIGAÇÃO CURRICULAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrancisco Rocha_2018_Produto Educacional_IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Francisco Ernesto Xavier-
Autor(es): dc.contributor.authorCintra, Elaine Pavini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-04T12:51:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-04T12:51:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-28-
identificador: dc.identifier.otherFrancisco Rocha_2018_Produto Educacional_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563959-
Resumo: dc.description.abstractO produto aqui apresentado é um manual de investigação curricular. Ele foi inspirado na pesquisa de mestrado denominada: “Resgate histórico da educação municipal paulistana e seu atual currículo de Ciências da Natureza”, realizada dentro do curso de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática. Este produto tem origem numa pesquisa que buscou perscrutar o currículo do ensino de Ciências da Natureza e suas tecnologias, do município de São Paulo, e aspectos de educação CTS nele presentes. Esta rede de ensino é uma das maiores da América Latina e embora não seja prioridade municipal, há Ensino Médio dentro dela e poucas pesquisas a seu respeito (BRASIL, 2012a; FOLHA DE SÃO PAULO, 2016). Trata-se de um manual que busca indicar parâmetros que podem ser utilizados pelos profissionais de educação, principalmente professores, para localização de seus currículos, verificando se eles de fato atendem aos objetivos estabelecidos em todas as esferas cabíveis, inclusive ao estabelecido pela comunidade escolar. Diante disso este profissionais poderão se posicionar quanto à sua permanência ou mudanças que se fizerem necessárias no currículo. Tal análise deve ser acompanhada de um constante questionamento, como orienta Apple (2008), a cerca de tudo o que está envolvido no currículo, entre outros, o “porquê”, “para que”, “para quem”, se trabalha determinado conteúdo e de determinada forma e não outro ou de outro modo. Além da indicação de um caminho pelo qual o currículo pode ser apresentado, o presente manual se propõe a ser um instrumento de formação. Visto que o percurso para a apropriação dos conhecimentos básicos para este tipo de investigação, apresentada neste texto, pode levar os educadores, conforme o caso, ao conhecimento, reflexão e aprofundamento de conceitos já conhecidos ou novos para os leitores. Espera-se que isso auxilie os profissionais de educação em suas atividades, possibilitando uma expansão dos conhecimentos a respeito do currículo, educação envolvendo aspectos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), bem como a importância da práxis no seu cotidiano para que de fato se possa promover uma educação que possa levar os educandos à cidadania plena.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent534KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectManualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículo escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Título: dc.titleINVESTIGAÇÃO CURRICULARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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