Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BONATO, Fernanda Soares da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-03T11:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-03T11:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563946 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Guia Didático “Educação Matemática na Perspectiva da Cidadania” é proposto a você que deseja junto conosco inovar e transformar a Educação Matemática em espaços de privação de liberdade. Promovendo aulas interativas e dialógicas, que almeja formar cidadãos críticos reflexivos, em que se educa para cidadania e pela cidadania. Este guia didático é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim, resultado da Dissertação de Mestrado intitulada A Educação Matemática como parte integrante da Escola para a Vida: contribuições na formação de mulheres privadas de liberdade, da professora-pesquisadora Me. Ed. Fernanda Soares da Silva Bonato, orientada pelo Prof. Dr. Ed. Antonio Henrique Pinto. A pesquisa se encontra vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo (IFES – Campus Vitória). A referida dissertação encontra-se disponível no site do EDUCIMAT, podendo ser acessada por meio do link: http://educimat.vi.ifes.edu.br/?page_id=2935. O objetivo deste guia é mostrar possibilidades para o ensino de matemática no sistema prisional, ainda que com suas limitações, de uma forma em que o aluno é participante ativo do seu processo educacional, pois partimos da necessidade de dar atenção ao processo de ensino e aprendizagem em espaços de privação de liberdade, investigando o que a educação pode fazer nesses ambientes singulares, a fim de contribuir para uma formação cidadã que promova o pensamento crítico, a liberdade de expor e criar ideias, o aprimoramento e potencialização da capacidade cognitiva e a descoberta de potenciais. Trata-se de um relato de quatro práticas de aulas desenvolvidas nas turmas da 7a/8a etapas do Ensino Fundamental e 1a/2a etapas do Ensino Médio. As atividades levaram em consideração que os sujeitos da pesquisa estão em constante construção de saberes e que eram capazes de agir e pensar criticamente. Foram realizadas aulas simples, mediadas por diálogo, reflexão, proposição de situações-problemas e com o uso de recursos acessíveis e permitidos na unidade prisional em que ocorreu a pesquisa. Para tanto, de acordo com o plano de ensino em execução quando ocorreu a investigação, as práticas de aulas abordaram os conteúdos de Matemática Financeira, Função, Geometria e Grandezas e Medidas, e Fração. Esperamos que este guia didático sirva de apoio e inspiração à você professor (a) na criação de novas propostas de ensino de matemática pautadas em uma educação problematizadora e emancipatória, conforme nos alerta Paulo Freire, percebendo que existem possibilidades do processo de ensino e aprendizagem de matemática ocorrer numa perspectiva crítica, mesmo em um lugar marcado historicamente pela cultura da opressão e cheio de contradições, em que o indivíduo é isolado para ser (re) socializado e punido para ser (re) educado. Desejamos uma excelente leitura e, principalmente, que a partir de você, novas práticas de ensino possam fluir, a fim de fortalecer ainda mais a educação nos espaços de privação de liberdade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.416kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em presídios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA CIDADANIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons