EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA CIDADANIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBONATO, Fernanda Soares da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T11:27:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T11:27:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-11-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563946-
Resumo: dc.description.abstractO Guia Didático “Educação Matemática na Perspectiva da Cidadania” é proposto a você que deseja junto conosco inovar e transformar a Educação Matemática em espaços de privação de liberdade. Promovendo aulas interativas e dialógicas, que almeja formar cidadãos críticos reflexivos, em que se educa para cidadania e pela cidadania. Este guia didático é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim, resultado da Dissertação de Mestrado intitulada A Educação Matemática como parte integrante da Escola para a Vida: contribuições na formação de mulheres privadas de liberdade, da professora-pesquisadora Me. Ed. Fernanda Soares da Silva Bonato, orientada pelo Prof. Dr. Ed. Antonio Henrique Pinto. A pesquisa se encontra vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo (IFES – Campus Vitória). A referida dissertação encontra-se disponível no site do EDUCIMAT, podendo ser acessada por meio do link: http://educimat.vi.ifes.edu.br/?page_id=2935. O objetivo deste guia é mostrar possibilidades para o ensino de matemática no sistema prisional, ainda que com suas limitações, de uma forma em que o aluno é participante ativo do seu processo educacional, pois partimos da necessidade de dar atenção ao processo de ensino e aprendizagem em espaços de privação de liberdade, investigando o que a educação pode fazer nesses ambientes singulares, a fim de contribuir para uma formação cidadã que promova o pensamento crítico, a liberdade de expor e criar ideias, o aprimoramento e potencialização da capacidade cognitiva e a descoberta de potenciais. Trata-se de um relato de quatro práticas de aulas desenvolvidas nas turmas da 7a/8a etapas do Ensino Fundamental e 1a/2a etapas do Ensino Médio. As atividades levaram em consideração que os sujeitos da pesquisa estão em constante construção de saberes e que eram capazes de agir e pensar criticamente. Foram realizadas aulas simples, mediadas por diálogo, reflexão, proposição de situações-problemas e com o uso de recursos acessíveis e permitidos na unidade prisional em que ocorreu a pesquisa. Para tanto, de acordo com o plano de ensino em execução quando ocorreu a investigação, as práticas de aulas abordaram os conteúdos de Matemática Financeira, Função, Geometria e Grandezas e Medidas, e Fração. Esperamos que este guia didático sirva de apoio e inspiração à você professor (a) na criação de novas propostas de ensino de matemática pautadas em uma educação problematizadora e emancipatória, conforme nos alerta Paulo Freire, percebendo que existem possibilidades do processo de ensino e aprendizagem de matemática ocorrer numa perspectiva crítica, mesmo em um lugar marcado historicamente pela cultura da opressão e cheio de contradições, em que o indivíduo é isolado para ser (re) socializado e punido para ser (re) educado. Desejamos uma excelente leitura e, principalmente, que a partir de você, novas práticas de ensino possam fluir, a fim de fortalecer ainda mais a educação nos espaços de privação de liberdade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.416kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em presídiospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA CIDADANIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons