Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA JUNIOR, José Mário | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-03T11:22:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-03T11:22:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563945 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante os anos de 2012 e 2013 trabalhamos em uma pesquisa sobre a Educação Matemática a Distância, um assunto desafiador e com muito espaço para discussões. Estamos em um momento de profundas reflexões sobre essa temática. Ao mesmo tempo que nos deparamos com questões já discutidas há algum tempo, como a implementação de estratégias que rompam com a educação bancária criticada por Paulo Freire, nos vemos também frente às novas tecnologias e à teoria do Design Instrucional. Estamos, então, em um momento de resgate de algumas boas ideias que ainda estão ausentes na Educação Matemática a Distância, mas também olhando para o presente e o futuro, em busca de inovações capazes de transformar o processo de ensino e aprendizagem. O resultado de nossas reflexões sobre esses assuntos estão neste livro. No entanto, como em todas as boas discussões, muitas cabeças pensantes e vozes são necessárias. Assim, desejamos que você, leitor, se junte a nós nessas reflexões e na ousadia de dialogar sobre temáticas da EaD que consideramos fundamentais ao nosso tempo. Entendemos que a Educação Matemática a Distância pode se beneficiar das discussões que considerem aspectos tecnológicos e pedagógicos, sem dissociá-los ou priorizar uns em detrimento dos outros. Nossa intenção é, então, que este livro seja um material de apoio para profissionais que atuam na Educação Matemática a Distância. Professores, tutores, designers instrucionais e equipe gerencial podem refletir sobre as ideias aqui apresentadas e, por meio do diálogo, decidirem quais podem ser colocadas em prática, de acordo com a realidade de suas instituições. Como estamos tratando da construção de conhecimentos em uma perspectiva dialógica, o livro proposto poderá servir de subsídio para uma produção colaborativa de cursos de formação. Acreditamos que as contribuições e experiências dos leitores podem resultar em novas estratégias que extrapolem a exposição e possibilitem a formação de cidadãos mais autônomos e críticos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.167kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Design Institucional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial e continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Informática na educação, ensino de matemática, tendências em educação matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MPECM_ Produto Final_José Mário Costa Junior_ Educimat.pdf_ V final (1).pdf | GDMatemática | 11,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563945/2/MPECM_ Produto Final_José Mário Costa Junior_ Educimat.pdf_ V final (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons