DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA JUNIOR, José Mário-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T11:22:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T11:22:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-24-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563945-
Resumo: dc.description.abstractDurante os anos de 2012 e 2013 trabalhamos em uma pesquisa sobre a Educação Matemática a Distância, um assunto desafiador e com muito espaço para discussões. Estamos em um momento de profundas reflexões sobre essa temática. Ao mesmo tempo que nos deparamos com questões já discutidas há algum tempo, como a implementação de estratégias que rompam com a educação bancária criticada por Paulo Freire, nos vemos também frente às novas tecnologias e à teoria do Design Instrucional. Estamos, então, em um momento de resgate de algumas boas ideias que ainda estão ausentes na Educação Matemática a Distância, mas também olhando para o presente e o futuro, em busca de inovações capazes de transformar o processo de ensino e aprendizagem. O resultado de nossas reflexões sobre esses assuntos estão neste livro. No entanto, como em todas as boas discussões, muitas cabeças pensantes e vozes são necessárias. Assim, desejamos que você, leitor, se junte a nós nessas reflexões e na ousadia de dialogar sobre temáticas da EaD que consideramos fundamentais ao nosso tempo. Entendemos que a Educação Matemática a Distância pode se beneficiar das discussões que considerem aspectos tecnológicos e pedagógicos, sem dissociá-los ou priorizar uns em detrimento dos outros. Nossa intenção é, então, que este livro seja um material de apoio para profissionais que atuam na Educação Matemática a Distância. Professores, tutores, designers instrucionais e equipe gerencial podem refletir sobre as ideias aqui apresentadas e, por meio do diálogo, decidirem quais podem ser colocadas em prática, de acordo com a realidade de suas instituições. Como estamos tratando da construção de conhecimentos em uma perspectiva dialógica, o livro proposto poderá servir de subsídio para uma produção colaborativa de cursos de formação. Acreditamos que as contribuições e experiências dos leitores podem resultar em novas estratégias que extrapolem a exposição e possibilitem a formação de cidadãos mais autônomos e críticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.167kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesign Institucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInformática na educação, ensino de matemática, tendências em educação matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons