Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Michele Pires | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-03T11:04:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-03T11:04:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563944 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material apresentado traz uma proposta metodológica construída a partir de experiências vivenciadas com alunos e professores da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES ao longo do ano de 2013. O Guia de Educação Patrimonial Crítica pretende constituir-se como instrumento de reflexão e de inspiração para os professores. Objetivamos fornecer subsídios para a promoção de ações interdisciplinares que potencializem os espaços da cidade como espaços formativos, com o intuito de promover o exercício da cidadania e a consciência de preservação do patrimônio local. A Educação Patrimonial Crítica que se propõe neste trabalho, requer que o indivíduo seja um elemento inseparável do ambiente, no qual suas manifestações sociais ou culturais, conjuntamente a todos os seres vivos e ecossistemas, possam ser percebidas e respeitadas como patrimônio. Em etapas subsequentes espera-se garantir, aos alunos, a compreensão e apropriação dos conceitos de patrimônio material, imaterial e natural, por meio de sugestões de atividades problematizadoras que podem ser desenvolvidas nos espaços formais e não formais de educação. A metodologia da Educação Patrimonial quando usada de forma crítica, torna-se uma importante ferramenta da qual os professores podem lançar mão, visando a identificação de elementos estruturadores da identidade local, o que por sua vez, permitirá ao corpo docente uma maior integração ao universo da escola e do bairro em que atuam. Para isso, estruturamos a metodologia de trabalho a partir do movimento dialético composto por momentos denominados de: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. As propostas elencadas sinalizam alguns procedimentos possíveis diante do desafio de articular transversalmente, no cotidiano das escolas, as noções de patrimônio cultural, memória, identidade, cultura, preservação, uso sustentável, entre outros. Vejo como propostas inacabadas, visto que cada professor, a partir de suas reflexões e suas práticas poderá fazer o uso daquelas que acharem conveniente, considerando suas próprias dinâmicas de trabalho, a dinâmica de casa sala de aula e o contexto em que cada escola está inserida. O inédito surgirá na soma de criatividade e liberdade e o encontro dos saberes dos professores, alunos, cidade, comunidade, etc. A finalidade é colocar em prática um plano estratégico de Educação Patrimonial de maneira colaborativa e participativa. O mais importante, dessa forma, é assumir uma postura reflexiva e flexível sobre as ações educativas desenvolvidas a partir deste material, tendo a realidade, o cotidiano e as vivências dos alunos como ponto de partida e de chegada e, nesse processo, articular variados saberes e conhecimentos (científicos ou não). Espera-se assim contribuir com certo entendimento sobre o trabalho com a temática em questão e, em contrapartida, provocar novos olhares e experiências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.942kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio e criticidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CRÍTICA: "EXPLORANDO" AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DA CIDADE DE VILA VELHA/ES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MPECM_Produto FInal_MICHELE PIRES DE CARVALHO_Turma 2012.pdf | 12,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563944/2/MPECM_Produto FInal_MICHELE PIRES DE CARVALHO_Turma 2012.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons