EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CRÍTICA: "EXPLORANDO" AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DA CIDADE DE VILA VELHA/ES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Michele Pires-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T11:04:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T11:04:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-02-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563944-
Resumo: dc.description.abstractO material apresentado traz uma proposta metodológica construída a partir de experiências vivenciadas com alunos e professores da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES ao longo do ano de 2013. O Guia de Educação Patrimonial Crítica pretende constituir-se como instrumento de reflexão e de inspiração para os professores. Objetivamos fornecer subsídios para a promoção de ações interdisciplinares que potencializem os espaços da cidade como espaços formativos, com o intuito de promover o exercício da cidadania e a consciência de preservação do patrimônio local. A Educação Patrimonial Crítica que se propõe neste trabalho, requer que o indivíduo seja um elemento inseparável do ambiente, no qual suas manifestações sociais ou culturais, conjuntamente a todos os seres vivos e ecossistemas, possam ser percebidas e respeitadas como patrimônio. Em etapas subsequentes espera-se garantir, aos alunos, a compreensão e apropriação dos conceitos de patrimônio material, imaterial e natural, por meio de sugestões de atividades problematizadoras que podem ser desenvolvidas nos espaços formais e não formais de educação. A metodologia da Educação Patrimonial quando usada de forma crítica, torna-se uma importante ferramenta da qual os professores podem lançar mão, visando a identificação de elementos estruturadores da identidade local, o que por sua vez, permitirá ao corpo docente uma maior integração ao universo da escola e do bairro em que atuam. Para isso, estruturamos a metodologia de trabalho a partir do movimento dialético composto por momentos denominados de: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. As propostas elencadas sinalizam alguns procedimentos possíveis diante do desafio de articular transversalmente, no cotidiano das escolas, as noções de patrimônio cultural, memória, identidade, cultura, preservação, uso sustentável, entre outros. Vejo como propostas inacabadas, visto que cada professor, a partir de suas reflexões e suas práticas poderá fazer o uso daquelas que acharem conveniente, considerando suas próprias dinâmicas de trabalho, a dinâmica de casa sala de aula e o contexto em que cada escola está inserida. O inédito surgirá na soma de criatividade e liberdade e o encontro dos saberes dos professores, alunos, cidade, comunidade, etc. A finalidade é colocar em prática um plano estratégico de Educação Patrimonial de maneira colaborativa e participativa. O mais importante, dessa forma, é assumir uma postura reflexiva e flexível sobre as ações educativas desenvolvidas a partir deste material, tendo a realidade, o cotidiano e as vivências dos alunos como ponto de partida e de chegada e, nesse processo, articular variados saberes e conhecimentos (científicos ou não). Espera-se assim contribuir com certo entendimento sobre o trabalho com a temática em questão e, em contrapartida, provocar novos olhares e experiências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.942kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio e criticidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiência e culturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL CRÍTICA: "EXPLORANDO" AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DA CIDADE DE VILA VELHA/ESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons