Projeto “Etnomatematicando” no Quilombo Peropava

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLibório, Andréia Regina Silva Cabral-
Autor(es): dc.contributor.authorKillner, Gustavo Isaac-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-04T12:11:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-04T12:11:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-08-
identificador: dc.identifier.otherAndreia Regina Liborio_2018_Produto Educacional_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563941-
Resumo: dc.description.abstractEste Projeto “Etnomatematicando no Quilombo Peropava”, pretende oportunizar a difusão, resgate, valorização e visibilidade da cultura local da Comunidade Quilombola de Peropava com vistas a contribuir para novas posturas e olhares frente à diversidade, bem como propiciar o protagonismo quilombola, e contribuir para que, em conjunto com a comunidade quilombola e escolar, se construam práticas que evidenciem, traduzam e valorizem os conhecimentos tradicionais no âmbito da instituição escolar. Além disso, esse projeto de caráter interdisciplinar, transdisciplinar e transversal, visa envolver todas as áreas do conhecimento e problematizar questões do cotidiano da Comunidade Quilombola de Peropava, tais como o contexto histórico, o reconhecimento da comunidade, a produção de farinha de mandioca dentre outras comidas típicas, a música sacra, as ervas medicinais, os tipos de moradia (casas de taipa), as danças e músicas de origem africana e os jogos de origem africana e afro-brasileiras dentre outros temas. De modo a evidenciar e a perpetuar a valorização do conhecimento tradicional, da cultura, da tradição da comunidade, como possibilidades para a incorporação da Etnomatemática da comunidade quilombola no currículo e atividades educacionais. A Etnomatemática, nesta proposta apresenta-se como uma potente articuladora das práticas culturais e cotidianas, de modo a possibilitar a valorização dos conhecimentos tradicionais de uma comunidade quilombola, assim como a integração de tais práticas da comunidade ao currículo escolar, de modo a contribuir para o empoderamento das raízes culturais, possibilitar voz ao grupo e contribuir para o aumento da sua autoconfiança. Ao desenvolver-se esse projeto, pretende-se contribuir também para a possibilidade de outros estudos, haja vista contribuir para reflexões dos profissionais da educação sobre a diversidade, de modo a possibilitar a desmistificação de estereótipos culturais e contribuir para a modificação de ideologias cristalizadas e a superação de desafios frente ao trabalho com a diversidade no âmbito escolar. Ademais, pretende-se possibilitar reflexões para que se sejam repensadas as práticas curriculares na escola, bem como à reflexão sobre o tema e promover a inclusão das temáticas cotidianas na prática educativa em um enfoque de integração curricular, e como possibilidade de utilização, relação com a cultura local da comunidade quilombola, possibilidades de ampliação desse repertório com outras comunidades, grupos sociais e /ou culturais, de modo a possibilitar a socialização e a valorização da diversidade multicultural. Além disso, este projeto pode ser adaptado a outras escolas e/ou realidades, assim como, é de suma importância que todas as crianças tenham acesso a este conhecimento no seio da escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13925KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProjetopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuilombo Peropavapt_BR
Título: dc.titleProjeto “Etnomatematicando” no Quilombo Peropavapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons