LITERATURA E MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO DE GRANDEZA E MEDIDAS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Marinalva Conceição de-
Autor(es): dc.contributor.authorCÔCO, Dilza-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T12:29:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T12:29:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-21-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563936-
Resumo: dc.description.abstractA moça tecelã, entremeando lãs e cores, tecido pelas palavras mágicas de Colasanti (2004), transporta a realidade de seus sonhos para os tapetes. Tecia e acontecia. Uma história de entrega e amor, de desencanto e recomeço. Ainda no escuro, a moça de lá iniciava seu bordado com ousadia e delicadeza. A moça de cá, como pesquisadora e formadora, aos poucos, foi dando forma e cor ao seu tecido feito por muitas mãos ao longo de dois anos de estudo e pesquisa. Buscamos responder à questão diretriz: de que modo o trabalho com a interface Literatura e Matemática, com o foco em grandezas e medidas, pode favorecer (re)construções de conhecimentos de professoras dos anos iniciais em curso de formação continuada? Propusemo-nos mergulhar num estudo que colaborasse com redimensionamentos e aprofundamentos de professoras com vistas a uma perspectiva de ensino de Matemática, em especial conhecimentos de grandezas e medidas, que considerassem a Literatura Infantil como fio condutor na abordagem pedagógica. Esta tecelagem começa em dois mil e quatorze ao ingressar como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo. Para tanto, organizamos um curso na modalidade semipresencial envolvendo professoras dos anos iniciais que atuam na rede pública de ensino, cujo tema foi “Contação de histórias e Matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas”. O curso constituiu-se como espaço reflexivo do fazer pedagógico e possíveis intervenções integradoras dos campos de conhecimento, em especial língua portuguesa e Matemática em sala de aula das professoras participantes da pesquisa. Optamos por vincular o curso ao Programa de Extensão intitulado “Formação continuada de professores que ensinam matemática” do Instituto Federal do Espírito Santo. O período de realização compreendeu setembro a novembro de dois mil e quinze. Ofertou vinte vagas, destinadas a professores que atuassem em redes públicas nos anos iniciais do ensino e componentes dos grupos: Grupo de Estudo em Educação Matemática do Espírito Santo – GEEM-ES e Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática - Grupem. Na perspectiva de pensarmos na devolutiva do trabalho, em coerência com o que está previsto nos documentos oficiais, referente a Mestrado Profissional, cujo foco “está na aplicação do conhecimento, ou seja, na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino” (CAPES, 2013, p. 23) considerando, também, a necessidade de construir pontes entre os conhecimentos acadêmicos gera- dos em educação e ensino para a aplicação em produtos e processos educativos na sociedade. Tecemos, em paralelo ao relatório de dissertação, este material educativo, que visa contribuir com professoras(es) dos anos iniciais a trabalharem conteúdos matemáticos contextualizados com obras literárias sem conteúdo matemático explícito. Organizamos este caderno em três partes. Na primeira parte, trazemos uma breve discussão teórica em torno da importância da Literatura no processo formativo da criança. Além de elementos que evidenciam possibilidades de conexões da Literatura e Matemática. Na segunda parte, partimos para os argumentos acerca do cuidado na escolha e apresentação da obra literária. Na terceira parte, apresentamos três obras literárias, acompanhadas de proposições de intervenções que explorem tanto conteúdo estético da obra quanto pedagógico em torno de conhecimentos de grandezas e medidas. Ressaltamos que as obras aqui apresentadas compuseram o programa do curso espaço e tempo da pesquisa e, portanto, em alguns momentos trouxemos vozes das professoras participantes, manifestas ao longo dessa interação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.092kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil e Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrandezas e medidaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleLITERATURA E MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO DE GRANDEZA E MEDIDASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, práticas interdisciplinarespt_BR
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