Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOVATTI, Flávia Arlete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSETTI JÚNIOR, Hélio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alex Jordane de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-03T11:40:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-03T11:40:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563934 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa realizada deixa para os professores de matemática uma sequência de atividades para trabalhar o conteúdo de matemática financeira de maneira crítica que se aproxime de um cenário para investigação. Estas atividades são destinadas aos professores de matemática do ensino médio e aborda problemas envolvendo o conceito de juros compostos, taxa de juros, o valor do dinheiro no tempo, investimentos, empréstimos e condições de pagamento. A proposta tem como objetivo instruir sobre a importância de ensinar o conteúdo de matemática financeira de uma forma diferenciada onde os alunos terão maior participação no processo de ensino e aprendizagem deixando de ser apenas repetidores de técnicas de resolução de exercícios e tornando-se alunos com uma competência crítica acerca dos assuntos voltados para as finanças. Nesta ideia pensamos que os alunos terão contato com o conteúdo de forma ativa onde irão buscar o conhecimento e aprender a dialogar e investigar sobre os problemas que irão enfrentar. Dessa forma, acreditamos que os alunos estarão preparados para lidar com os desafios das transações financeiras sem se deixar levar pelas propagandas e impulsos e ao invés disso saberão tomar decisões pensadas de forma a fazer a melhor escolha para aquela situação. Assim esperamos que este trabalho deixe para os professores de matemática do ensino médio uma reflexão sobre as formas de se trabalhar uma educação financeira que faça dos alunos cidadãos conscientes a fim de que saibam usar seus conhecimentos adquiridos na escola para buscarem por melhorias na sua condição de vida e também na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.479kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento financeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | pt_BR |
Título: dc.title | A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, matemática crítica, educação matemática financeira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons