A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOVATTI, Flávia Arlete-
Autor(es): dc.contributor.authorROSETTI JÚNIOR, Hélio-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alex Jordane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T11:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T11:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-12-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563934-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa realizada deixa para os professores de matemática uma sequência de atividades para trabalhar o conteúdo de matemática financeira de maneira crítica que se aproxime de um cenário para investigação. Estas atividades são destinadas aos professores de matemática do ensino médio e aborda problemas envolvendo o conceito de juros compostos, taxa de juros, o valor do dinheiro no tempo, investimentos, empréstimos e condições de pagamento. A proposta tem como objetivo instruir sobre a importância de ensinar o conteúdo de matemática financeira de uma forma diferenciada onde os alunos terão maior participação no processo de ensino e aprendizagem deixando de ser apenas repetidores de técnicas de resolução de exercícios e tornando-se alunos com uma competência crítica acerca dos assuntos voltados para as finanças. Nesta ideia pensamos que os alunos terão contato com o conteúdo de forma ativa onde irão buscar o conhecimento e aprender a dialogar e investigar sobre os problemas que irão enfrentar. Dessa forma, acreditamos que os alunos estarão preparados para lidar com os desafios das transações financeiras sem se deixar levar pelas propagandas e impulsos e ao invés disso saberão tomar decisões pensadas de forma a fazer a melhor escolha para aquela situação. Assim esperamos que este trabalho deixe para os professores de matemática do ensino médio uma reflexão sobre as formas de se trabalhar uma educação financeira que faça dos alunos cidadãos conscientes a fim de que saibam usar seus conhecimentos adquiridos na escola para buscarem por melhorias na sua condição de vida e também na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.479kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigaçãopt_BR
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, matemática crítica, educação matemática financeirapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons