ÁLGEBRA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA MATEMÁTICA DO ANTIGO EGITO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBISSI, Tiago-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Lígia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T11:35:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T11:35:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-19-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563933-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático, Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, do Ifes, visa apresentar a professores de Matemática – em especial para os professores dos anos finais – uma proposta de ensino de Matemática centrado em perspectivas socioculturais, apontando as possibilidades de unir Matemática e História para o ensino de Álgebra – Equações de Primeiro Grau e Funções – com base nos registros históricos da Matemática egípcia. As sugestões de aulas aqui apresentadas refletem minhas inquietações enquanto estudante. Sempre fui curioso em conhecer a História da Matemática e nunca me contentei em apreciar abordagens “superficiais” e notas históricas isoladas. Acredito que um dos principais erros quando nos reportamos à História no ensino da Matemática, é reduzi-la a lendas ou a abordagens episódicas e ornamentais, sem contextualização sociocultural que possa colocar o aluno frente a uma magnitude de conhecimentos e sucessão de fatos pelo qual a Matemática passou, e ainda passa. Este material tem como objetivo convidar o leitor a conhecer uma abordagem valiosa para o ensino da Matemática como um todo. Defendemos o ponto de vista que a História da Matemática deve funcionar como um elemento gerador de conhecimento matemático e cultural, devendo fazer parte da ação pedagógica do professor com a maior frequência possível. Esperamos que esse guia possa ser útil para a prática docente de professores, colaborando para aulas não somente diferenciadas, mas também repletas de significado histórico e cultural, mostrando como a Matemática é viva e dinâmica. No mais, convido o leitor a fazer um passeio, mesmo que breve, pelo mundo da História da Matemática, e espero que grande parte do que for aqui apresentado possa ser usado em muitas salas de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.730kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de álgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleÁLGEBRA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA MATEMÁTICA DO ANTIGO EGITOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, história da matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons