Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BISSI, Tiago | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-03T11:35:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-03T11:35:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563933 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático, Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, do Ifes, visa apresentar a professores de Matemática – em especial para os professores dos anos finais – uma proposta de ensino de Matemática centrado em perspectivas socioculturais, apontando as possibilidades de unir Matemática e História para o ensino de Álgebra – Equações de Primeiro Grau e Funções – com base nos registros históricos da Matemática egípcia. As sugestões de aulas aqui apresentadas refletem minhas inquietações enquanto estudante. Sempre fui curioso em conhecer a História da Matemática e nunca me contentei em apreciar abordagens “superficiais” e notas históricas isoladas. Acredito que um dos principais erros quando nos reportamos à História no ensino da Matemática, é reduzi-la a lendas ou a abordagens episódicas e ornamentais, sem contextualização sociocultural que possa colocar o aluno frente a uma magnitude de conhecimentos e sucessão de fatos pelo qual a Matemática passou, e ainda passa. Este material tem como objetivo convidar o leitor a conhecer uma abordagem valiosa para o ensino da Matemática como um todo. Defendemos o ponto de vista que a História da Matemática deve funcionar como um elemento gerador de conhecimento matemático e cultural, devendo fazer parte da ação pedagógica do professor com a maior frequência possível. Esperamos que esse guia possa ser útil para a prática docente de professores, colaborando para aulas não somente diferenciadas, mas também repletas de significado histórico e cultural, mostrando como a Matemática é viva e dinâmica. No mais, convido o leitor a fazer um passeio, mesmo que breve, pelo mundo da História da Matemática, e espero que grande parte do que for aqui apresentado possa ser usado em muitas salas de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.730kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | ÁLGEBRA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA MATEMÁTICA DO ANTIGO EGITO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, história da matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons