Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Mirela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T17:48:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T17:48:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mirela_Mendes_2016_Produto_Educacional_IFSP | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563900 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir dos estudos realizados, e vivendo a ação de realizar formação com professores na escola, na área de matemática, desenvolvemos uma estratégia de atuação que denominamos Aula Compartilhada. A modalidade de formação que estamos denominando aula compartilhada insere-se em um projeto de assessoria externa, na qual o formador não faz parte da equipe da escola. A escolha dessa modalidade de formação foi feita a partir da hipótese de que é uma proposta desafiadora e com um grande potencial. Por ter o professor como centro e participando de todo o processo ativamente, podemos dizer que é um processo de formação personalizado para um professor ou um grupo de professores. A estrutura de trabalho com essa modalidade de formação continuada, se dá em três momentos fundamentais. Inicialmente existe um preparo, que acontece antes da aula, de que o professor participa, com o formador, indicando as necessidades dos seus alunos e as dificuldades que encontra no trabalho com determinado conteúdo. Depois desse preparo inicial, o formador atua junto ao professor em sala de aula, realizando as intervenções necessárias. Depois de ministrada a aula, professor e formador avaliam os resultados na aprendizagem dos alunos, tematizando a prática desenvolvida. Produto Educacional apresentado como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Defesa realizada em 23/03/2016. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 205KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aula compartilhada | pt_BR |
Título: dc.title | Proposição metodológica - Formação continuada em Matemática de professores do Ensino Fundamental I: uma proposta de aula compartilhada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mirela_Mendes_2016_Produto_Educacional_IFSP.pdf | 204,25 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563900/2/Mirela_Mendes_2016_Produto_Educacional_IFSP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons