Proposição metodológica - Formação continuada em Matemática de professores do Ensino Fundamental I: uma proposta de aula compartilhada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Mirela-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Amanda Cristina Teagno Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T17:48:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T17:48:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-23-
identificador: dc.identifier.otherMirela_Mendes_2016_Produto_Educacional_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563900-
Resumo: dc.description.abstractA partir dos estudos realizados, e vivendo a ação de realizar formação com professores na escola, na área de matemática, desenvolvemos uma estratégia de atuação que denominamos Aula Compartilhada. A modalidade de formação que estamos denominando aula compartilhada insere-se em um projeto de assessoria externa, na qual o formador não faz parte da equipe da escola. A escolha dessa modalidade de formação foi feita a partir da hipótese de que é uma proposta desafiadora e com um grande potencial. Por ter o professor como centro e participando de todo o processo ativamente, podemos dizer que é um processo de formação personalizado para um professor ou um grupo de professores. A estrutura de trabalho com essa modalidade de formação continuada, se dá em três momentos fundamentais. Inicialmente existe um preparo, que acontece antes da aula, de que o professor participa, com o formador, indicando as necessidades dos seus alunos e as dificuldades que encontra no trabalho com determinado conteúdo. Depois desse preparo inicial, o formador atua junto ao professor em sala de aula, realizando as intervenções necessárias. Depois de ministrada a aula, professor e formador avaliam os resultados na aprendizagem dos alunos, tematizando a prática desenvolvida. Produto Educacional apresentado como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Defesa realizada em 23/03/2016.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent205KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaula compartilhadapt_BR
Título: dc.titleProposição metodológica - Formação continuada em Matemática de professores do Ensino Fundamental I: uma proposta de aula compartilhadapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons