
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Maria Cecília Leôncio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Kirkorian, José Paulo Cury | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T17:42:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T17:42:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Maria_Cecilia_Alves_2016_Poduto_Educacional_IFSP | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563899 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse material é destinado aos professores que tenham interesse em mudar a sua prática em sala de aula, que não se contentam em seguir livros didáticos ou currículos que, muitas vezes, não apresentam interligação com outras disciplinas e que não privilegiam o pensamento do aluno e suas dificuldades em aprender. Apresentamos uma proposta didática que contempla como o aluno percebe o fenômeno, busca motivar, utilizando o lúdico, mas oportunizando ao aluno superar as barreiras conceituais criadas pelas concepções alternativas. Tendo como base nossos estudos ligados à dissertação do curso de mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo; exibimos essa sequência didática, como o produto final, sendo parte integrante da nossa pesquisa e requisito necessário para a obtenção do grau de mestre. O primeiro experimento, a “caixa de cores”; foi pensado como ponto de partida, que pudesse propiciar ao aluno a observação dos processos de formação das cores pela luz e que também fosse utilizado como um meio de identificar as concepções alternativas sobre a formação das cores. O segundo experimento, “a dispersão da luz”, foi idealizado a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos no entendimento da formação e visão das cores pela luz, uma tentativa de possibilitar aos alunos o entendimento do fenômeno da composição da luz branca. O terceiro experimento, “A biologia da cor”, foi produzido a partir da observação de que os alunos poderiam ter dificuldades em entender o funcionamento do olho humano, como ocorre a recepção da luz e a visão das cores, propiciando ainda a ligação entre as disciplinas de Física e de Biologia. O quarto experimento, intitulado “O Impressionismo”, aborda o movimento de pintura Impressionista, que possibilita ao aluno contrapor o seu entendimento sobre a formação das cores pela luz e pelos pigmentos; igualmente é uma oportunidade do professor trabalhar a interdisciplinaridade, mostrando que a disciplina de Arte tem ligação com o conhecimento cientifico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 225KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | caixa de cores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | conhecimentos dos alunos | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência de ensino - A Caixa de Cores: o conhecimento dos alunos como ponto de partida para o diálogo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Maria_Cecilia_Alves_2016_Poduto_Educacional_IFSP.pdf | 224,51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563899/2/Maria_Cecilia_Alves_2016_Poduto_Educacional_IFSP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons