Biologia, curtindo e aprendendo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAVES, VALDICELIA / GOULART, SILVIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-30T17:30:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-30T17:30:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-
identificador: dc.identifier.otherBiologia, curtindo e aprendendo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561427-
Resumo: dc.description.abstractpr es ent e t r abalho é uma pesquisa de natureza qualita - tiva, cujo foco é analisar a utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica capaz de aux- iliar os alunos do primeiro ano do ensino médio à uma aprendizagem colaborativa para atingirem as competên- cias e habilidades objetiva a compreensão da vida e de seu ciclo como manifesta- ção de sistemas organiza- dos e integrados previstas no programa da disciplina de Biologia no estado do Rio de Janeiro. O Facebook é um site e serviço de rede social grat uito e de f ácil acesso, estando entre um dos sites de relacionamen- tos mais utilizados na atual- idade. Além das interações instantâneas e facilidade de publicações de conteúdos teóricos, imagens, fotos e vídeos em um local chamado de “perfil”, o Facebook per m it e aos us uár ios a criação de grupos de inter- esses comuns, com t rocas de inf ormações e mensa - gens entre os participantes. Assim, a ideia deste t rab- alho é aproveitar a natureza dessa rede social a favor de uma aprendizagem colabo- rativa no ensino médio. A utilização do Facebook como apoio ao ensino presencial ou a distância, com as suas ferramentas de interação e colaboração, permite expan- dir a sala de aula para um contexto muito familiar aos alunos, menos rígido do que uma plataforma de apren - dizagem, mais interativo e com maiores possibilidades de participação. A familiari- dade dos alunos com o ambi- ente do Facebook diminui o tempo que levaria para um professor ensinar o uso das ferramentas, o que facilita a utilização e estimula a par- ticipação (TORRES, 2011).-
Tamanho: dc.format.extent1,88 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Título: dc.titleBiologia, curtindo e aprendendo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCC-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
REVISTA convertida223.pdfrevista como produto final do mestrado1,93 MBDesconhecido/bitstream/capes/561427/2/REVISTA convertida223.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons