Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, VALDICELIA / GOULART, SILVIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-30T17:30:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-30T17:30:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Biologia, curtindo e aprendendo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561427 | - |
Resumo: dc.description.abstract | pr es ent e t r abalho é uma pesquisa de natureza qualita - tiva, cujo foco é analisar a utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica capaz de aux- iliar os alunos do primeiro ano do ensino médio à uma aprendizagem colaborativa para atingirem as competên- cias e habilidades objetiva a compreensão da vida e de seu ciclo como manifesta- ção de sistemas organiza- dos e integrados previstas no programa da disciplina de Biologia no estado do Rio de Janeiro. O Facebook é um site e serviço de rede social grat uito e de f ácil acesso, estando entre um dos sites de relacionamen- tos mais utilizados na atual- idade. Além das interações instantâneas e facilidade de publicações de conteúdos teóricos, imagens, fotos e vídeos em um local chamado de “perfil”, o Facebook per m it e aos us uár ios a criação de grupos de inter- esses comuns, com t rocas de inf ormações e mensa - gens entre os participantes. Assim, a ideia deste t rab- alho é aproveitar a natureza dessa rede social a favor de uma aprendizagem colabo- rativa no ensino médio. A utilização do Facebook como apoio ao ensino presencial ou a distância, com as suas ferramentas de interação e colaboração, permite expan- dir a sala de aula para um contexto muito familiar aos alunos, menos rígido do que uma plataforma de apren - dizagem, mais interativo e com maiores possibilidades de participação. A familiari- dade dos alunos com o ambi- ente do Facebook diminui o tempo que levaria para um professor ensinar o uso das ferramentas, o que facilita a utilização e estimula a par- ticipação (TORRES, 2011). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,88 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Título: dc.title | Biologia, curtindo e aprendendo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
REVISTA convertida223.pdf | revista como produto final do mestrado | 1,93 MB | Desconhecido | /bitstream/capes/561427/2/REVISTA convertida223.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons