GRANDEZAS GEOMÉTRICAS E ELABORAÇÃO DE PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREDERICH, Glaziéla Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Sandra Aparecida Fraga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-30T11:49:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-30T11:49:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-14-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561426-
Resumo: dc.description.abstractEste livro, que constitui o nosso produto educacional da pesquisa de mestrado "Plantas Baixas Residenciais e um Estudo sobre Conceitos de Grandezas Geométricas", destina-se a professores de matemática que desejam trabalhar com alunos o conteúdo de grandezas geométricas, com ênfase no conceito de comprimento, perímetro e área de figuras planas recorrendo à elaboração de plantas baixas residenciais. As ações apresentadas foram desenvolvidas em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, durante a pesquisa de mestrado (Frederich, 2019) da primeira autora deste material, sob a orientação da segunda autora. Alguns aspectos reforçam a necessidade do estudo das grandezas geométricas. Seu estudo compreende um campo privilegiado de inúmeras possibilidades de articulações, que podem ser justificadas por Bellemain e Lima (2002, p. 7): “[...] seu papel tem sido apontado como muito importante na articulação entre os domínios matemáticos da aritmética, da geometria e da álgebra e entre a Matemática e outras disciplinas abordadas na escola”. Lorenzato (1995) também reforça a importância das grandezas geométricas por se tratar de um campo rico em aplicações práticas, que auxilia na resolução de problemas e proporciona habilidades como: generalizar, comparar, descrever, abstrair. Num contexto mais amplo, as grandezas geométricas são essenciais para a construção do pensamento geométrico, pois permite ao indivíduo reconhecer e utilizar vários tipos de formas e medidas para seu próprio benefício. Além disso, trazemos uma proposta de trabalho que utiliza materiais manipulativos como recurso complementar na sala de aula. Muitos alunos têm dificuldades na compreensão de certos conceitos porque são incapazes de fazer relação entre o mundo físico e abstrato. Sendo assim, desenvolvemos em sala de aula ações visando estimular a compreensão conceitual, importante para o estudo das grandezas comprimento, área e perímetro. Contudo, é necessário a mediação do professor/ aluno ou aluno/aluno, para ajudar o indivíduo que tem mais dificuldade em fazer essas relações. Desse modo, aprender torna-se um processo ativo, que perpassa por diversas interações: com o meio e com os materiais manipulativos. Pretendemos que este produto educacional seja um material de apoio para o professor e que, além de oferecer exemplos de ações, sirva de inspiração para a criação de novas práticas pedagógicas. Dessa forma, na introdução abordaremos um pouco do que foi a pesquisa de mestrado que subsidiou a construção deste material, bem como as teorias que a embasaram; na sequência, relataremos como o trabalho foi desenvolvido em cada momento, apresentaremos alguns comentários e disponibilizaremos modelos de tarefas nos anexos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent35.941kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGrandezas geométricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva histórico-culturalpt_BR
Título: dc.titleGRANDEZAS GEOMÉTRICAS E ELABORAÇÃO DE PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, geometriapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons