UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL INTEGRANDO O MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA À ESCOLA DA CIÊNCIA-BIOLOGIA E HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Gisele Regiani-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Autor(es): dc.contributor.authorBITTENCOURT, Athelson Stefanon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-30T11:25:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-30T11:25:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561423-
Resumo: dc.description.abstractÉ com imensa alegria que apresentamos o terceiro volume da série Potencialidades Educativas do Museu de Ciências da Vida. Este material didático foi produzido como resultado da pesquisa intitulada “Validação da sequência didática ‘Eu sou o que como?’: um olhar de integração entre a educação formal e não formal com vistas à promoção da alfabetização científica”. Neste trabalho promoveu-se a integração entre a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ormanda Gonçalves a dois espaços de educação não formal – o Museu de Ciências da Vida e a Escola da Ciência - Biologia e História – por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática de abordagem sociocultural, a partir do conteúdo do sistema digestório, com a finalidade de buscar indícios de uma alfabetização científica. O objetivo deste produto educativo é estimular a integração entre as escolas e os espaços de educação não formal por meio de práticas pedagógicas que estejam relacionadas com aspectos socioculturais da comunidade escolar, pois acreditamos que essas propostas educacionais facilitam o processo de ensino e de aprendizagem, melhoram a relação entre professores e alunos, promovem hábitos culturais e hábitos voltados para o bem-estar e a saúde, facilitam a contextualização do ensino, a interdisciplinaridade e a formação de cidadãos críticos. Pretendemos demonstrar aqui uma das possibilidades de articulação entre o ambiente escolar, o Museu de Ciências da Vida e a Escola da Ciência - Biologia e História. Vale ressaltar que a proposta de sequência didática apresentada aqui foi elaborada e aplicada em duas turmas do segundo ano do turno vespertino da Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves, ou seja, foi realizada em um contexto específico. Portanto, não se trata aqui de uma proposta didática estanque, mas sim de uma proposta que pode e deve ser adaptada a cada realidade escolar. Dessa forma, este produto educacional tem o intuito de servir como um instrumento de reflexão e ser motivador para a realização de práticas pedagógicas similares. Inicialmente fizemos uma breve explicação sobre a educação não formal e os espaços de educação não formal, as sequências didáticas de ensino e o processo de alfabetização científica. Também foi realizada uma caracterização do Museu de Ciências da Vida e da Escola da Ciência - Biologia e História destacando as potencialidades desses espaços para as abordagens relacionadas direta ou indiretamente ao sistema digestório. Além disso, este produto educacional apresenta de forma resumida todas as etapas desta proposta de sequência didática bem como todos os materiais pedagógicos de apoio utilizados com a finalidade de auxiliar os professores no planejamento de suas aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.020kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSistema digestóriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL INTEGRANDO O MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA À ESCOLA DA CIÊNCIA-BIOLOGIA E HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons