Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Gisele Regiani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BITTENCOURT, Athelson Stefanon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-30T11:25:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-30T11:25:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561423 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com imensa alegria que apresentamos o terceiro volume da série Potencialidades Educativas do Museu de Ciências da Vida. Este material didático foi produzido como resultado da pesquisa intitulada “Validação da sequência didática ‘Eu sou o que como?’: um olhar de integração entre a educação formal e não formal com vistas à promoção da alfabetização científica”. Neste trabalho promoveu-se a integração entre a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ormanda Gonçalves a dois espaços de educação não formal – o Museu de Ciências da Vida e a Escola da Ciência - Biologia e História – por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática de abordagem sociocultural, a partir do conteúdo do sistema digestório, com a finalidade de buscar indícios de uma alfabetização científica. O objetivo deste produto educativo é estimular a integração entre as escolas e os espaços de educação não formal por meio de práticas pedagógicas que estejam relacionadas com aspectos socioculturais da comunidade escolar, pois acreditamos que essas propostas educacionais facilitam o processo de ensino e de aprendizagem, melhoram a relação entre professores e alunos, promovem hábitos culturais e hábitos voltados para o bem-estar e a saúde, facilitam a contextualização do ensino, a interdisciplinaridade e a formação de cidadãos críticos. Pretendemos demonstrar aqui uma das possibilidades de articulação entre o ambiente escolar, o Museu de Ciências da Vida e a Escola da Ciência - Biologia e História. Vale ressaltar que a proposta de sequência didática apresentada aqui foi elaborada e aplicada em duas turmas do segundo ano do turno vespertino da Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves, ou seja, foi realizada em um contexto específico. Portanto, não se trata aqui de uma proposta didática estanque, mas sim de uma proposta que pode e deve ser adaptada a cada realidade escolar. Dessa forma, este produto educacional tem o intuito de servir como um instrumento de reflexão e ser motivador para a realização de práticas pedagógicas similares. Inicialmente fizemos uma breve explicação sobre a educação não formal e os espaços de educação não formal, as sequências didáticas de ensino e o processo de alfabetização científica. Também foi realizada uma caracterização do Museu de Ciências da Vida e da Escola da Ciência - Biologia e História destacando as potencialidades desses espaços para as abordagens relacionadas direta ou indiretamente ao sistema digestório. Além disso, este produto educacional apresenta de forma resumida todas as etapas desta proposta de sequência didática bem como todos os materiais pedagógicos de apoio utilizados com a finalidade de auxiliar os professores no planejamento de suas aulas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.020kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema digestório | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL INTEGRANDO O MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA À ESCOLA DA CIÊNCIA-BIOLOGIA E HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MPCM_Produto Educacional_E-book_Gisele Regiani Almeida_Turma 2015-DS_ V FINAL em 20.08.2019 (1).pdf | Potencialidade Educativas do Museu de Ciências da Vida - V.3 | 11,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561423/2/MPCM_Produto Educacional_E-book_Gisele Regiani Almeida_Turma 2015-DS_ V FINAL em 20.08.2019 (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons