Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, EUNICE BRANDÃO DA CONCEIÇÃO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ILSE LEONE B. C. DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T19:38:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T19:38:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1m3y-j7VZR64zmQnLgzijqeCZI156IfvO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561411 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva investigar como o gênero discursivo charge tem sido trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa para construir o sujeito leitor crítico no ensino médio e quais procedimentos de leitura possibilitam a compreensão dos discursos presentes nas charges. A sustentação teórica vem das contribuições do filósofo Mikhail Bakhtin, da Análise do Discurso de linha francesa, dos estudos de Brian Street sobre letramento e das concepções de alguns estudiosos do gênero charge. Os participantes são os alunos da 2ª série do ensino médio e uma professora regente de Língua Portuguesa em uma escola estadual militar no interior de Goiás. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Nessa pesquisa, tanto o pesquisador quanto os participantes refletem sobre a ação e buscam caminhos para intervir na realidade social. Mediante questionários semiestruturados, gravações em áudio/vídeo e atividades de leitura diversificadas, os dados são levantados e analisados à luz do aparato teórico do estudo com a finalidade de elaborar uma proposta de intervenção mediada pela pesquisadora. A mediação pedagógica gerou o produto educacional, que consiste em um e-book disponibilizado em plataforma digital e apresentado aos professores de Língua Portuguesa da escola participante e de outras escolas da coordenação regional de ensino. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Charge | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Título: dc.title | À LUZ DA TEORIA DO DISCURSO... | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons