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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, CLAUDINEI GONÇALVES DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHULZ, ALMIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T19:11:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T19:11:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=1K5LdaUJLSOENbmiAbygG8RvhGTcaccJy | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561410 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem o objetivo de abordar a questão da utilização das TIC (Tecnologias de informação e de comunicação) nas aulas de filosofia do ensino médio, a partir de algumas possibilidades. Nasceu de uma inquietação em relação ao processo de ensino aprendizagem de Filosofia e seu significado para o aluno. Implica a busca de encontrar algumas estratégias que possam funcionar como mediação didática para o professor de Filosofia. Procura-se demonstrar a partir de algumas experiências o uso de alguns recursos tecnológicos e midiáticos que podem ser utilizados nas aulas de filosofia de modo eficaz, de modo que estes ressoem no processo de ensino-aprendizagem. Significa a busca por estratégias didático-pedagógicas que corroborem à recuperação do interesse e encantamento dos alunos pela filosofia no tocante às questões que ela suscita. Tendo em vista o caráter específico da Filosofia como componente curricular que demanda a professores e alunos, certo rigor e abstração, além de um considerável volume de leitura, os desafios que hoje se impõem à educação como um todo assumem uma dimensão provocante e desafiadora. Nessa perspectiva, torna-se indispensável a revisão constante sobre nossas práticas educativas. Neste sentido, intenta-se apontar caminhos de superação de alguns obstáculos, que por vezes ocorrem, pela própria insistência do professor numa postura tradicionalista, que contrasta com o mundo de nossos alunos marcado pela novidade e rapidez da informação e tecnologia. A apropriação consciente dos recursos tecnológicos da informação e da comunicação abre a possibilidade de criação e intervenção, por parte dos alunos e contribui para compreender as questões filosóficas de um modo peculiar e concreto. Este trabalho tem como percurso primeiramente discutir o conceito de tecnologia a ser apropriado; conhecer a realidade tecnológica da escola; obter uma visão dos alunos sobre a utilização das TIC no ensino e aprendizagem e por fim, oferecer algumas orientações para o Professor de Filosofia, para que este de modo criativo possa produzir caminhos para construir mediações didáticas interessantes e eficazes. Fizemos algumas incursões no sentido de utilizar a pesquisa de campo, no sentido de demonstrar na prática a inclusão do uso das TIC no ensino de Filosofia. Do mundo empírico a uma proposta didático-pedagógica para a Filosofia no Ensino médio. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O PROFESSOR DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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