CADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE ITENS DO ENEM 2016: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ÂNGELA RAFAEL DE SOUSA-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, ELISANDRA FILETTI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T18:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T18:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=15LANCxe-B0aqdNcAEGSFrXa0cS-1q5uQ-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561408-
Resumo: dc.description.abstractSurgido em 1998 e reformulado em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impacta fortemente o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Assim, esta dissertação parte da hipótese de que os itens do Enem de Língua Portuguesa favorecem a compreensão leitora de alunos do Ensino Médio, contribuindo para a formação humanística do sujeito leitor. Esta pesquisa justifica-se devido à urgência de se pensar metodologias de ensino de Língua Portuguesa, porque leitura proficiente é fundamental para todo cidadão. Logo, propõe analisar as relações entre Matriz de Habilidades e Competências do Enem e o Currículo Referência (CR) da Seduc-GO, avaliando se de fato contribuem para a formação de leitores proficientes, segundo o viés funcionalista da linguagem. Após estudo bibliográfico, realizou-se com os sujeitos da pesquisa uma sequência didática de natureza funcionalista sobre leitura. Conforme os objetivos específicos: analisar a abordagem de leitura proposta no CR da Seduc e a Matriz de Competências e Habilidades do Enem; identificar concepções de língua e de leitura, presentes no CR da Seduc, comparando-as à Matriz de Competências e Habilidades do Enem; verificar habilidades de leitura dos sujeitos da pesquisa sobre os itens de leitura do Enem de 2016 e propor atividades de leitura que envolvam habilidades cognitivas. Em relação ao referencial teórico, partiu-se dos estudos de Afonso (2009), Antunes (2009, 2014), Bakhtin/Volochinov (2006), Bunzen (2006), Chartier (2001), Colemer (2002), Freitas (1995, 2014), Geraldi (2012, 2015), Halliday e Hasan (1991), Kleiman (2011), Koch (2007), Koch e Elias (2015), Marcuschi (2008), Miguel (2015), Neves (1997, 2002, 2010), Sacristan (1998, 2000), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998) e Suassuna (2012), entre outros. Após realizar esta pesquisa de natureza funcionalista, ao partir do pressuposto de a língua só se manifesta na interação, empregamos alguns elementos da Linguística Textual a fim de entender o processo de retomada textual, evidenciando as relações de sentido na leitura; pode-se afirmar que os princípios de textualidade são importantes para a produção de sentidos e para a elaboração de argumentos com sugestões de soluções para as situações propostas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBlogpt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE ITENS DO ENEM 2016: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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