Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ÂNGELA RAFAEL DE SOUSA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, ELISANDRA FILETTI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T18:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T18:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/open?id=15LANCxe-B0aqdNcAEGSFrXa0cS-1q5uQ | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561408 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Surgido em 1998 e reformulado em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impacta fortemente o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Assim, esta dissertação parte da hipótese de que os itens do Enem de Língua Portuguesa favorecem a compreensão leitora de alunos do Ensino Médio, contribuindo para a formação humanística do sujeito leitor. Esta pesquisa justifica-se devido à urgência de se pensar metodologias de ensino de Língua Portuguesa, porque leitura proficiente é fundamental para todo cidadão. Logo, propõe analisar as relações entre Matriz de Habilidades e Competências do Enem e o Currículo Referência (CR) da Seduc-GO, avaliando se de fato contribuem para a formação de leitores proficientes, segundo o viés funcionalista da linguagem. Após estudo bibliográfico, realizou-se com os sujeitos da pesquisa uma sequência didática de natureza funcionalista sobre leitura. Conforme os objetivos específicos: analisar a abordagem de leitura proposta no CR da Seduc e a Matriz de Competências e Habilidades do Enem; identificar concepções de língua e de leitura, presentes no CR da Seduc, comparando-as à Matriz de Competências e Habilidades do Enem; verificar habilidades de leitura dos sujeitos da pesquisa sobre os itens de leitura do Enem de 2016 e propor atividades de leitura que envolvam habilidades cognitivas. Em relação ao referencial teórico, partiu-se dos estudos de Afonso (2009), Antunes (2009, 2014), Bakhtin/Volochinov (2006), Bunzen (2006), Chartier (2001), Colemer (2002), Freitas (1995, 2014), Geraldi (2012, 2015), Halliday e Hasan (1991), Kleiman (2011), Koch (2007), Koch e Elias (2015), Marcuschi (2008), Miguel (2015), Neves (1997, 2002, 2010), Sacristan (1998, 2000), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998) e Suassuna (2012), entre outros. Após realizar esta pesquisa de natureza funcionalista, ao partir do pressuposto de a língua só se manifesta na interação, empregamos alguns elementos da Linguística Textual a fim de entender o processo de retomada textual, evidenciando as relações de sentido na leitura; pode-se afirmar que os princípios de textualidade são importantes para a produção de sentidos e para a elaboração de argumentos com sugestões de soluções para as situações propostas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Blog | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES DE LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE ITENS DO ENEM 2016: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons