DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Guilherme Augusto Maciel-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T13:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T13:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-13-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561404-
Resumo: dc.description.abstractA escola, como parte integrante da sociedade, é um espaço onde as diversidades experimentam o exercício da sociabilização. É na escola que @s alun@s convivem, se não pela primeira vez, com os mais variados tipos de diferenças existentes em nossa sociedade, entre elas aquelas relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero em suas mais diferentes facetas. Considerando que o direito à educação é uma prerrogativa legal extensiva a tod@s, é legítimo que a escola seja um ambiente propício para que o respeito a essas diferenças seja promovido em seu cotidiano, por alun@s, pais, professor@s e funcionári@s, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entendendo que @s professor@s são protagonistas das ações educativas nos ambientes escolares da EJA, torna-se necessário dialogar sobre as questões relacionadas ao gênero e à sexualidade, uma vez que nessa modalidade de ensino as diferenças entre gênero e sexualidade tornam-se mais explícitas devido ao perfil d@s estudantes que dela se vale enquanto possibilidade de prosseguimento aos estudos. Essas diferenças na EJA podem, por vezes, promover relações de desigualdades entre homens e mulheres, heterossexuais e população LGBT, incluindo pessoas cis/ transgênero e travestis, o que pode culminar na deslegitimação do direito ao acesso e à permanência aos estudos devido as diferenças relacionadas ao gênero e à sexualidade. Nem sempre há materiais didático-pedagógicos disponíveis para a consulta e a formação inicial e continuada docente na EJA e, por isso, propomos esse guia didático-pedagógico, produto de uma investigação acadêmica em nível de mestrado, para que @s professor@s que atuam diretamente com a Educação de Jovens e Adultos possam não apenas ter acesso às informações sobre gênero e sexualidade, como ter acesso à sugestões de possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de ações educativas no contexto da aprendizagem escolar. Além de possuir uma linguagem de fácil entendimento e uma diagramação bem atraente, o professor poderá acessar a outras mídias por meio do sistema QR Code, o qual o direcionará para inúmeras outras fontes de informações audiovisuais e textuais, por exemplo. Esperamos que esse material didático-pedagógico possa enriquecer ainda mais o repertório de conhecimentos docentes, assim como possa contribuir para a promoção de situações de inclusão, igualdade, respeito às diferenças por questões relativas a gênero e sexualidade na escola, em suas mais variadas expressões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.107kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExpressão de gêneropt_BR
Título: dc.titleDISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


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