Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, Guilherme Augusto Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:41:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T13:41:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561404 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escola, como parte integrante da sociedade, é um espaço onde as diversidades experimentam o exercício da sociabilização. É na escola que @s alun@s convivem, se não pela primeira vez, com os mais variados tipos de diferenças existentes em nossa sociedade, entre elas aquelas relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero em suas mais diferentes facetas. Considerando que o direito à educação é uma prerrogativa legal extensiva a tod@s, é legítimo que a escola seja um ambiente propício para que o respeito a essas diferenças seja promovido em seu cotidiano, por alun@s, pais, professor@s e funcionári@s, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entendendo que @s professor@s são protagonistas das ações educativas nos ambientes escolares da EJA, torna-se necessário dialogar sobre as questões relacionadas ao gênero e à sexualidade, uma vez que nessa modalidade de ensino as diferenças entre gênero e sexualidade tornam-se mais explícitas devido ao perfil d@s estudantes que dela se vale enquanto possibilidade de prosseguimento aos estudos. Essas diferenças na EJA podem, por vezes, promover relações de desigualdades entre homens e mulheres, heterossexuais e população LGBT, incluindo pessoas cis/ transgênero e travestis, o que pode culminar na deslegitimação do direito ao acesso e à permanência aos estudos devido as diferenças relacionadas ao gênero e à sexualidade. Nem sempre há materiais didático-pedagógicos disponíveis para a consulta e a formação inicial e continuada docente na EJA e, por isso, propomos esse guia didático-pedagógico, produto de uma investigação acadêmica em nível de mestrado, para que @s professor@s que atuam diretamente com a Educação de Jovens e Adultos possam não apenas ter acesso às informações sobre gênero e sexualidade, como ter acesso à sugestões de possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de ações educativas no contexto da aprendizagem escolar. Além de possuir uma linguagem de fácil entendimento e uma diagramação bem atraente, o professor poderá acessar a outras mídias por meio do sistema QR Code, o qual o direcionará para inúmeras outras fontes de informações audiovisuais e textuais, por exemplo. Esperamos que esse material didático-pedagógico possa enriquecer ainda mais o repertório de conhecimentos docentes, assim como possa contribuir para a promoção de situações de inclusão, igualdade, respeito às diferenças por questões relativas a gênero e sexualidade na escola, em suas mais variadas expressões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.107kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão de gênero | pt_BR |
Título: dc.title | DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons