PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMULINE, Leonardo Salvalaio-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T13:12:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T13:12:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-09-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561399-
Resumo: dc.description.abstractDurante o ano de 2012, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental no município da Serra, no Espírito Santo. O estudo focou os aspectos pedagógicos sobre as formas metodológicas como educadores do quinto ano do ensino fundamental trabalham a Educação Ambiental com seus alunos. Além disso, uma sequência didática para o trabalho com essa temática foi aplicada a uma turma dessa etapa da educação básica, no intuito de estimular os educadores a inserirem esses temas de forma crítica em sua práxis pedagógica cotidiana. Atividades escolares que buscam a Educação Ambiental devem ser capazes de melhorar a compreensão do meio ambiente, promovendo a alteração dos comportamentos dos alunos para com seu contexto sócio-ambiental e as próprias relações interpessoais. Quando se fala na modificação do comportamento, as atividades lúdicas têm papel fundamental. Desta forma, as trabalhos da sequência didática que estamos propondo para o trabalho com os temas em Educação Ambiental são baseadas na realidade dos alunos e comprometidas com o ensino de Ciências e com a transformação socioambiental. O desenvolvimento dessa sequência didática pose se configurar como uma atividade pedagógica capaz de modificar a concepção de meio ambiente dos alunos para uma perspectiva mais multidimensional, que considera o meio ambiente como um sistema complexo, sensibilizando o educando de forma a valorizar mais o ambiente. Precisamos conduzir os discentes do Ensino Fundamental formas de promover conexões com o mundo contemporâneo, fazendo-os perceberem as conexões da Ciência com a realidade, fazendo-os perceberem que eles fazem parte do meio e que é necessário preservá-lo. Também cabe ressaltar que essas atividades desenvolvidas, da perspectiva da Educação Ambiental Crítica, devem estar balizadas em aspectos interdisciplinares e envolver questões sociais, políticas, econômicas, entre outras. É Nessa perspectiva que há o aumento do potencial de se alcançar uma educação crítica e emancipadora, como a quer Paulo Freire. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma sequência didática com algumas alternativas de atividades para trabalhar os temas relacionados à Educação Ambiental na concepção crítica. Essa proposta convida os professores a dialogarem com a perspectiva transdisciplinar da Educação Ambiental e inserir essa temática em suas práticas diárias. Embora a proposta tenha nascido no Ensino Fundamental das séries iniciais, acreditamos que esse projeto também poderá ser desenvolvido no Ensino Fundamental das séries finais e no ensino médio, quando adaptado. Na verdade, não temos o objetivo de dar receitas prontas. Esse guia serve apenas como um material de apoio para o professor da Educação Básica, no intuito de incentivá-lo a colocar em prática essas atividades em suas aulas, ou até mesmo adaptá-las a sua realidade. O objetivo principal deste material é facilitar o professor no desenvolvimento de um projeto pedagógico além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando um outro olhar sobre a Educação Ambiental. Trata-se de uma proposta pedagógica construída para uma Educação Ambiental Crítica, multidimensional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.341kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio ecológicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação ambiental crítica, práticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons