Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MULINE, Leonardo Salvalaio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:12:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T13:12:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561399 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante o ano de 2012, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental no município da Serra, no Espírito Santo. O estudo focou os aspectos pedagógicos sobre as formas metodológicas como educadores do quinto ano do ensino fundamental trabalham a Educação Ambiental com seus alunos. Além disso, uma sequência didática para o trabalho com essa temática foi aplicada a uma turma dessa etapa da educação básica, no intuito de estimular os educadores a inserirem esses temas de forma crítica em sua práxis pedagógica cotidiana. Atividades escolares que buscam a Educação Ambiental devem ser capazes de melhorar a compreensão do meio ambiente, promovendo a alteração dos comportamentos dos alunos para com seu contexto sócio-ambiental e as próprias relações interpessoais. Quando se fala na modificação do comportamento, as atividades lúdicas têm papel fundamental. Desta forma, as trabalhos da sequência didática que estamos propondo para o trabalho com os temas em Educação Ambiental são baseadas na realidade dos alunos e comprometidas com o ensino de Ciências e com a transformação socioambiental. O desenvolvimento dessa sequência didática pose se configurar como uma atividade pedagógica capaz de modificar a concepção de meio ambiente dos alunos para uma perspectiva mais multidimensional, que considera o meio ambiente como um sistema complexo, sensibilizando o educando de forma a valorizar mais o ambiente. Precisamos conduzir os discentes do Ensino Fundamental formas de promover conexões com o mundo contemporâneo, fazendo-os perceberem as conexões da Ciência com a realidade, fazendo-os perceberem que eles fazem parte do meio e que é necessário preservá-lo. Também cabe ressaltar que essas atividades desenvolvidas, da perspectiva da Educação Ambiental Crítica, devem estar balizadas em aspectos interdisciplinares e envolver questões sociais, políticas, econômicas, entre outras. É Nessa perspectiva que há o aumento do potencial de se alcançar uma educação crítica e emancipadora, como a quer Paulo Freire. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma sequência didática com algumas alternativas de atividades para trabalhar os temas relacionados à Educação Ambiental na concepção crítica. Essa proposta convida os professores a dialogarem com a perspectiva transdisciplinar da Educação Ambiental e inserir essa temática em suas práticas diárias. Embora a proposta tenha nascido no Ensino Fundamental das séries iniciais, acreditamos que esse projeto também poderá ser desenvolvido no Ensino Fundamental das séries finais e no ensino médio, quando adaptado. Na verdade, não temos o objetivo de dar receitas prontas. Esse guia serve apenas como um material de apoio para o professor da Educação Básica, no intuito de incentivá-lo a colocar em prática essas atividades em suas aulas, ou até mesmo adaptá-las a sua realidade. O objetivo principal deste material é facilitar o professor no desenvolvimento de um projeto pedagógico além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando um outro olhar sobre a Educação Ambiental. Trata-se de uma proposta pedagógica construída para uma Educação Ambiental Crítica, multidimensional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.341kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio ecológico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação ambiental crítica, práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons