Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Trabach, Adriano Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:08:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T13:08:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Estruturando Atividades Esperimentais em sala de aula de Física | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho relata a utilização do Vê epistemológico de Gowin, denominado nesse trabalho de Diagrama V estruturando a aplicação da Vídeo-análise em atividades experimentais de Física em uma escola da rede pública estadual do Estado do Espírito Santo. A escola onde realizou-se o trabalho é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São João Batista localizada no Município de Cariacica, região metropolitana da Grande Vitória. Foram trabalhadas quatro atividades experimentais de Física com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com estudantes de idade média, de 15 anos. Foram realizadas atividades sobre Movimento retilíneo e Uniforme, Movimento retilíneo e Uniformemente Variado, Queda de corpos e Lançamento Oblíquo, tendo o Diagrama V sido utilizado como instrumento de estruturação do processo de utilização da vídeo-análise, orientação, coletas de dados e avaliação em todo o processo. Os Diagramas V produzidos pelos estudantes foram analisados a partir dos critérios propostos por Gowin e Alvarez (2005) e Prado (2015). Os resultados revelaram que o Diagrama V mostrou-se uma ferramenta altamente eficaz para estruturar a aplicação da vídeo-análise para aquisição de dados, organização e análise de experimentos, permitindo que os estudantes possam expressar de forma concisa e organizada seu conhecimento ao mesmo tempo em que refletem acerca da construção do próprio conhecimento | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Vídeo-análise e Diagrama V: Estruturando Atividades experimentais em sala de Aula de Física | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educional - Adriano da Silva Trabach.pdf | 10,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561397/2/Produto Educional - Adriano da Silva Trabach.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons