EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM O USO DO FLUXO DE CAIXA PESSOAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Alexsandra Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorROSETTI JÚNIOR, Hélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T12:55:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T12:55:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-26-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561395-
Resumo: dc.description.abstractEsse guia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida durante os dois anos de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, com estudantes do Ensino Médio na escola EEEFM Victório Bravim, localizada no município de Marechal Floriano, no distrito de Araguaia. Tem como objetivo propor atividades que envolvam o estudo de conceitos de matemática financeira através do uso do fluxo de caixa pessoal e a forma como os estudantes lidam com o dinheiro no cotidiano. Além disso, tem a intenção de desenvolver um olhar crítico sobre a importância do ensino da matemática financeira em termos sociais. O guia é direcionado a estudantes da educação básica voltado para o uso consciente e sustentável do dinheiro. Através da Educação Matemática Financeira os estudantes podem ser orientados a questionar, criticar e resolver problemas voltados para o cotidiano que promovam sua autonomia financeira. Assim, levando-os a compreender ações que às vezes passam despercebidas e ao mesmo tempo aplicar conhecimentos matemáticos na finalidade de se tornarem cidadãos conscientes de sua função social. Durante a confecção da presente obra, foram realizados experimentos de ensino em sala de aula, que foram analisadas e discutidas. A realização de todas essas etapas nos fez perceber a importância de se discutir a Educação Matemática Financeira em nossas escolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.442kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFluxo de caixapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática financeirapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM O USO DO FLUXO DE CAIXA PESSOALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, educação matemática financeirapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons