CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS DA CIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Simone Oliveira Thompson de-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Priscila de Souza Chisté-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T12:14:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T12:14:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-31-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561392-
Resumo: dc.description.abstractO presente material educativo integra a pesquisa “Contribuições dos Espaços da Cidade para a Educação Científica: o entorno do Ifes – Campus Vitória e suas possibilidades educativas”. A investigação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de espaços com potencial educativo próximos ao campus Vitória, alicerçada nos pressupostos freirianos referentes à Cidade Educativa em diálogo com as contribuições do movimento “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)” para favorecer a Educação Científica de estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo (Proeja) dessa instituição. A pesquisa realizada, entre 2015 e 2017, integra o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat e está sob a orientação da Profa. Dra. Priscila de Souza Chisté Leite. A elaboração de materiais educativos é uma exigência dos mestrados profissionais na área de ensino. Por isso, criamos este fascículo com o objetivo de apresentar espaços próximos ao campus Vitória e trazer informações e propostas pedagógicas temáticas baseadas nos pressupostos da cidade educativa e na pedagogia dialógica progressista de Paulo Freire, a fim de promover educação científica crítica e estimular a reflexão dos alunos para favorecer a atuação deles como verdadeiros cidadãos, ou seja, como aqueles que possuem o direito à cidade. Assim, gostaríamos de oferecer este material educativo aos professores, em especial os do Proeja, que desejarem explorar os espaços localizados próximos a esse campus, na cidade de Vitória. A cidade de Vitória é capital do Estado do Espírito Santo, tem 481 anos e é um arquipélago composto por 33 ilhas. Destaca-se por preservar restingas, manguezais e, ainda, o pouco de Mata Atlântica que resta. A cidade é bela por natureza e possui paisagens que proporcionam momentos de contemplação. Alguns dos espaços que serão apresentados neste material educativo contribuem para a reflexão sobre a preservação e a divulgação desses ambientes. Outros espaços elencados apresentam temáticas culturais e tecnológicas. O fascículo está dividido em capítulos e apresenta os espaços estudados na pesquisa. O capítulo 1 mostra apontamentos iniciais relacionados à exposição do referencial teórico utilizado na pesquisa. O capítulo 2 apresenta o Parque da Fonte Grande e a Trilha da Pedra dos Olhos. O capítulo 3 apresenta o Parque Natural Municipal de Tabuazeiro. O capítulo 4, o Museu Solar Monjardim, o capítulo 5, a Rede Tribuna de Comunicação e o capítulo 6, as Considerações Finais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.300kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidade educativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços da cidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS DA CIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
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