Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, Simone Oliveira Thompson de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Priscila de Souza Chisté | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T12:14:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T12:14:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561392 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material educativo integra a pesquisa “Contribuições dos Espaços da Cidade para a Educação Científica: o entorno do Ifes – Campus Vitória e suas possibilidades educativas”. A investigação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de espaços com potencial educativo próximos ao campus Vitória, alicerçada nos pressupostos freirianos referentes à Cidade Educativa em diálogo com as contribuições do movimento “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)” para favorecer a Educação Científica de estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo (Proeja) dessa instituição. A pesquisa realizada, entre 2015 e 2017, integra o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat e está sob a orientação da Profa. Dra. Priscila de Souza Chisté Leite. A elaboração de materiais educativos é uma exigência dos mestrados profissionais na área de ensino. Por isso, criamos este fascículo com o objetivo de apresentar espaços próximos ao campus Vitória e trazer informações e propostas pedagógicas temáticas baseadas nos pressupostos da cidade educativa e na pedagogia dialógica progressista de Paulo Freire, a fim de promover educação científica crítica e estimular a reflexão dos alunos para favorecer a atuação deles como verdadeiros cidadãos, ou seja, como aqueles que possuem o direito à cidade. Assim, gostaríamos de oferecer este material educativo aos professores, em especial os do Proeja, que desejarem explorar os espaços localizados próximos a esse campus, na cidade de Vitória. A cidade de Vitória é capital do Estado do Espírito Santo, tem 481 anos e é um arquipélago composto por 33 ilhas. Destaca-se por preservar restingas, manguezais e, ainda, o pouco de Mata Atlântica que resta. A cidade é bela por natureza e possui paisagens que proporcionam momentos de contemplação. Alguns dos espaços que serão apresentados neste material educativo contribuem para a reflexão sobre a preservação e a divulgação desses ambientes. Outros espaços elencados apresentam temáticas culturais e tecnológicas. O fascículo está dividido em capítulos e apresenta os espaços estudados na pesquisa. O capítulo 1 mostra apontamentos iniciais relacionados à exposição do referencial teórico utilizado na pesquisa. O capítulo 2 apresenta o Parque da Fonte Grande e a Trilha da Pedra dos Olhos. O capítulo 3 apresenta o Parque Natural Municipal de Tabuazeiro. O capítulo 4, o Museu Solar Monjardim, o capítulo 5, a Rede Tribuna de Comunicação e o capítulo 6, as Considerações Finais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.300kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços da cidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS DA CIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons