Plano Complementar de Atividades ao Livro-Texto Eletrostática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Sanderley de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T10:53:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T10:53:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-21-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Plano Complementar de Atividades ao Livro-Texto Eletrostáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561387-
Resumo: dc.description.abstractEste Material Instrucional é parte de um trabalho de Mestrado Profissional em Ensino de Física, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFís) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A proposta foi elaborar um produto que sirva de complemento ao livro-texto, ferramenta de trabalho do professor. Não foi o objetivo dos autores criar um material que substituísse o livro pois acreditam que reinventar a roda não é a melhor maneira de utilizar o (pouco) tempo livre dos professores. Embora esse material tenha sido criado como complemento ao livro-texto utilizado pelo professor-mestrando na ocasião do desenvolvimento do mesmo, isso não inviabiliza sua utilização com outros livros, uma vez que a teoria é comum a todos. Em alguns pontos do material, tomou-se o cuidado de colocar parte da teoria para melhor guiar o professor, principalmente em algumas partes que podem não ser comum a alguns livros (como a teoria dos quarks). Durante a elaboração desse material, se levou em consideração alguns pressupostos teóricos e metodológicos, para alcançar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. A saber, esses pressupostos foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e colaboradores (MOREIRA, 2015), complementada pelas sugestões práticas de José Aloyseo Bzuneck sobre como motivar os alunos e o método de ensino ativo de Eric Mazur e colaboradores (ARAÚJO & MAZUR, 2013), a Instrução pelos Colegas. Foi utilizado uma aula inicial para mostrar aos alunos para que serve estudar a Física da terceira série do ensino médio, com especial enfoque na Eletrostática. Também utilizamos a máquina fotocopiadora como aplicação prática dos fenômenos eletrostáticos do primeiro capítulo. No decorrer de todo material, sempre que julgamos conveniente, inserimos testes conceituais para realizar o método de instrução pelos Colegas a fim de possibilitar consolidação dos conhecimentos ensinados. Este Plano Complementar foi aplicado em uma escola pública da cidade de Vitória-ES para turmas da terceira série do ensino médio. Como instrumento de coletas de dados para investigar a eficácia do material, se utilizou Pré-Teste, Pós-Teste, Questionário de Opinião dos alunos e anotações pessoais do professor. A análise de dados foi feita utilizando o ambiente estatístico R (R Core Team, 2015), um software Livre (Open Source – Código Fonte Aberto). Os resultados encontrados a partir da análise estatística indicaram uma melhora no rendimento dos alunos do grupo experimental, em comparação com os alunos do grupo controle, que não tiveram aulas preparadas baseadas nos pressupostos já mencionados. Os resultados do questionário de opinião indicaram que o uso de recursos multimídias e atividades experimentais tem potencial para motivar os alunos. Além disso, se constatou que os alunos enxergaram utilidade em estudar o conteúdo de Eletrostática. Caso você decida utilizar este material em suas aulas, sinta-se livre para o adaptar a sua metodologia.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titlePlano Complementar de Atividades ao Livro-Texto Eletrostáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons